parecer técnico de avaliação de imóvel

Como é feito um parecer técnico de avaliação de imóvel?

Entender como é feito um parecer técnico de avaliação de imóvel garantirá a você que os valores determinados para a propriedade a qual você está vendendo ou alugando estão corretos.

Por mais que uma rápida pesquisa na Internet ou na região possa oferecer uma relativa noção de quanto valem os imóveis ali, somente realizando essa avaliação oficial é que a sua conduta estará legitimada.

Se quiser entender melhor sobre parecer técnico, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Como funciona o processo de elaboração de um parecer técnico de avaliação de imóvel?

A elaboração de um parecer técnico de avaliação de imóvel se dá por meio do trabalho do corretor de imóveis, que faz a visita à casa, ao apartamento ou mesmo ao terreno ou ao lote, que estão sendo vendidos ou alugados, para averiguar qual será o seu valor.

Esse serviço pode ser solicitado de forma avulsa pelo próprio comprador ou embutido nos valores cobrados pela imobiliária. Os critérios usados para avaliação se baseiam nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), edição NBR-14.563. Alguns itens, como o acabamento e o material utilizado na construção, o tamanho da propriedade, a localização e outros quesitos mais, entram nesse processo.

Prossiga com a leitura para compreender como esse parecer é fundamental no processo de venda e locação.

Como o parecer técnico é fundamental antes do processo de venda e locação?

Como você deve saber, sobretudo, no caso de locação, ao cobrar um preço acima da média, você poderá ser obrigado a reajustá-lo, caso seu inquilino reivindique isso legalmente.

Contar com o parecer técnico evita que os acordos verbais estejam acima da averiguação oficial do corretor. Assim, você se resguarda de problemas e tem os seus direitos reservados por meio desse serviço imobiliário.

No caso de venda, não é muito diferente, já que você evita desgastes interpessoais com o comprador ao deixar esclarecidas as razões e a legitimidade do valor do seu imóvel. Pense nisso.

Como o parecer técnico de avaliação do imóvel assegura os direitos do proprietário e do locatário?

Da mesma forma que o proprietário terá tranquilidade na negociação por meio de um parecer técnico amparado pela lei, o locatário ou comprador também estarão seguros de que pagarão por algo que realmente vale a oferta.

Negociações assim se tornam mais ágeis e tranquilas pelo fato de que os valores em jogo estão postos à mesa e cada um poderá argumentar em bases sólidas, garantidas por um profissional gabaritado.

Qual a diferença entre o parecer técnico e o laudo de avaliação?

Bom, até alguns anos atrás, ainda havia certa dúvida entre quais profissionais poderiam emitir esse documento oficial. Porém, hoje, já se tem determinado judicialmente que os corretores estão aptos a realizar o parecer técnico de avaliação de imóvel, e os engenheiros, o laudo de avaliação.

A diferença entre um e outro é que o documento emitido pelos corretores tem finalidade mercadológica, enquanto o laudo dos engenheiros pode servir para a identificação de questões estruturais que só um olhar mais aprofundado poderia emitir.

Bancos e justiça costumam solicitar ambos os serviços nas mais diversas situações, como leilões, divórcios e tantos outros contextos que podem surgir e que precisam desses olhares especializados.

Quais as vantagens do parecer técnico e do laudo de avaliação?

Conforme adiantamos em outro tópico, o parecer técnico é importantíssimo para que você assegure a legalidade dos valores praticados em suas negociações. Sem ele, você não pode comprovar que está praticando preços justos e poderá, até mesmo, ter que responder por isso judicialmente, dependendo da situação.

O laudo de avaliação se torna mais uma forma de você se cercar de cuidados na maneira como enxerga a propriedade que está vendendo ou alugando, tendo certeza de que ela se encontra dentro dos padrões e com um valor ofertado que seja realista.

Como pode ver, são muitos os aspectos envolvidos na precificação de uma propriedade. Cuide bem para que você faça isso da maneira certa a partir das informações contidas neste post.

Se gostou de saber como é feito um parecer técnico de avaliação de imóvel, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do nosso conteúdo.

Compartilhe, curta, recomende:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.