Administração de imóveis: como oferecer uma gestão eficiente para seus clientes?

A administração de imóveis é um campo desafiador e exigente, que requer eficiência, habilidades organizacionais e a capacidade de se conectar com pessoas em um nível pessoal e profissional, tudo ao mesmo tempo. Além disso, devido à sua natureza competitiva e desafiadora, é preciso se destacar.

Então, pensando em deixar claro qual é o melhor caminho para isso, separamos aqui alguns aspectos que fazem uma imobiliária realizar uma gestão eficiente para os clientes na administração de imóveis. Interessado? Continue a leitura e confira!

Adote a tecnologia como aliada

Os dias de enormes pilhas de papéis e imensos armários para arquivos acabaram — ou estão com o tempo contado!

Atualmente, há uma série de diferentes plataformas digitais organizacionais, de marketing, financeiras e de gerenciamento de clientes que tornam o dia a dia de uma imobiliária mais fácil. E as vantagens dessa tecnologia no mercado imobiliário são muitas:

  • otimização do tempo;
  • maior segurança da informação;
  • facilitação para conferência de dados, informações e documentos;
  • construção de um relacionamento mais estreito e mais fortes com os clientes.

Contudo, vale ressaltar que, ao contrário do que muitos dizem, os aplicativos e as novas tecnologias não substituem os especialistas. Eles são ferramentas, que tornam a prestação de serviço maneira mais eficiente.

Organize os processos diários

Realizar a administração de imóveis envolve uma série de transações: locação, compra, venda, relação com construtoras e financeiras e até mesmo administração de condomínios. Para executar com êxito essa diversidade de funções diárias, o gestor precisa enfocar a sua atenção em otimizar e organizar os processos diários, prezando por:

  • evitar o acúmulo de tarefas;
  • separar os documentos em categorias, para facilitar sua localização futuramente;
  • manter um banco de dados com as informações sobre o cliente seguro, mas acessível;
  • implantar regras que tornem as transações transparentes e ordenadas, possibilitando que todos os colaboradores consigam dar andamento ao atendimento, caso seja necessário.

Enfim, tenha sempre em mente que, para uma gestão imobiliária ser eficiente, é imprescindível a organização dos processos cotidianos.

Mantenha-se em dia com as obrigações tributárias

Esse é um grande desafio para qualquer gestor — e na administração imobiliária não é diferente.

Ao manter-se em dia com as obrigações tributárias, você preza pela saúde financeira do seu empreendimento. Então, vamos conhecer algumas ações que podem te ajudar a cuidar da gestão fiscal de uma imobiliária:

1. Inclua a questão fiscal em seu planejamento

Tenha sempre em mente o peso dos impostos e tributos incidentes sobre a sua atividade — desde os internos, com pessoal e serviços, aos externos que ocorrem em cada transação. A não-observância desse tópico pode ocasionar em multas e sanções.

2. Avalie regularmente o seu enquadramento fiscal

Peça a ajuda de um profissional contábil para verificar se a melhor opção é a de lucro presumido ou de lucro real. No caso de pequenos negócios, o Simples Nacional — que tem alíquotas mais baixas — pode ser a melhor opção.

3. Adote ferramentas eficientes de gestão

Essa é uma ótima oportunidade de buscar ferramentas tecnológicas para lhe auxiliar. Uma ferramenta eficiente agiliza os processos, reduz erros e aumenta a produtividade do negócio.

Defina metas e objetivos

“Quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!” — essa foi a resposta do gato para Alice, no país das maravilhas. Lembra do livro? Pois bem; saiba aonde você quer chega. Apenas assim você conseguirá estabelecer as metas que te levarão ao seu objetivo.

Defina metas semanais ou mensais, sempre em equipe. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência, estabeleça prazos para as atividades. Apenas certifique-se de ser realista com suas expectativas.

E aí, gostou do post? Agora que já você já sabe quais são os aspectos que fazem uma imobiliária realizar uma gestão eficiente para os clientes na administração de imóveis, entre em contato conosco! Dominamos cada um desses pontos!

Compartilhe, curta, recomende:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.