Vender imóvel: como escolher a corretora ideal para fazer isso?

Um imóvel é um bem muito importante e valioso. Se você decidiu vender o seu, saiba que escolher a corretora certa é um passo fundamental para fazer uma boa negociação. 

Mas como decidir qual empresa vai gerenciar o processo e fazer com que você faça um bom negócio imobiliário? Separamos algumas orientações para ajudar você a encontrar a corretora ideal. Confira! 

Confira o cadastro da empresa no CRECI 

Para que atue de forma legal na venda ou locação de imóveis é preciso estar registrada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), e se submeter à sua fiscalização.

Portanto, antes de qualquer coisa, confirme o registro e sua validade para a corretora escolhida, acessando o site do conselho

Converse com o profissional que lhe atenderá 

Ainda que a empresa seja organizada, ofereça uma plataforma completa de serviços de apoio ao negócio imobiliário e gerencie bem seus processo internos, apoiada por tecnologia de ponta ou não, tenha em mente que, assim como “é o olho do dono que engorda o gado”, conforme o ditado, é o seu corretor que zelará pelo bom andamento do seu negócio dentro da empresa.

Faça um entrevista pessoal com ele e procure informar-se há quanto tempo ele está associado à empresa escolhida, se tem uma carteira de imóveis muito extensa, se tem acesso a informações de mercado de imóveis compatíveis com o seu, etc.

Tudo o que você quer saber é: a) se em razão da alta rotatividade de profissionais neste segmento, você não vai acabar ficando desassistido ao longo do tempo; b) se em razão do excesso de imóveis em carteira, o profissional não terá tempo para dedicar-se às inúmeras e exigentes atividades do interesse do seu negócio; c) se o profissional que lhe atende tem, ou pode acessar os de outrem, o conhecimento e a experiência suficiente para lidar com o seu negócio.

Verifique se a corretora tem experiência adequada 

A dica pode parecer simples, mas este é um ponto importante para guiar a escolha da empresa certa.

Se a empresa já tem experiência consolidada na região do imóvel, atuará com mais fluidez e assertividade no seu negócio, e poderá lhe prestar melhor orientação sobre o mercado local, os preços, as projeções e estratégias locais, etc.

Determinados negócios ainda exigem mais especialização: se você pretende vender um imóvel com vocação específica, como um prédio inteiro dedicado a determinada atividade, uma área rural produtiva, uma área para loteamentos, uma instalação industrial ou comercial, melhor seria pesquisar também entre as empresas especialistas.

A necessidade de especialização vai muito além de meramente apresentar o imóvel à praça: o negócio pode merecer estudos que acabarão por melhorar em muito o seus resultados. Saber como vender o seu imóvel da melhor forma possível aos potenciais compradores, é uma boa parte do seu sucesso.

Por que o critério do preço “oferecido” não é bom? 

É comum que vendedores peçam avaliação informal do seu imóvel para imobiliárias e usem tais informações para definir seu preço e escolher a empresa a ser contratada.

Um profissional experiente sabe que um preço alto é música para os ouvidos de alguns proprietários, e ao mesmo tempo, uma grande armadilha para eles mesmos: seu bom nome profissional e de sua empresa estarão em cheque caso a venda não possa ocorrer pelo preço informado.

O profissional experiente sabe também que a precificação é uma arte e dela depende, em grande parte, o sucesso do negócio. Como poderia ele então, a título de consulta informal, entregar um trabalho de real valor?

O resultado mais provável disso é que o vendedor ouvirá palpites que não lhe servirão para muita coisa, e ainda poderão contribuir para uma precificação equivocada. 

Escolha a corretora que tenha uma boa consultoria 

Você já se perguntou se este é o momento certo para vender o seu imóvel? Você sabe o quanto ele vale hoje e qual seria um valor justo para vendê-lo, considerando o mercado imobiliário da sua região?

Pois é, são muitas questões e é por isso que a ajuda de um bom profissional é tão essencial. O bom profissional vai suprir você de boas informações a respeito do seu mercado e da inserção do seu imóvel nele, e prestar orientações suficientes para você possa obter e aceitar uma oferta justa.  

Prestigie o bom atendimento, que traga informações claras, objetivas e realistas. Afinal, a corretora de imóveis vai acompanhar você desde a sua decisão por vender o imóvel até a assinatura do contrato e a entrega das chaves.

Se escolher corretamente, o processo deverá fluir de forma mais tranquila, você será devidamente orientado e vai saber com detalhes o que está acontecendo em todas as etapas. 

Agora que você já sabe a importância de escolher a corretora certa, precisa de ajuda profissional para vender o seu imóvel? Entre em contato com a corretora Cristofoletti & Associados e tenha a certeza de que vai fazer um bom negócio imobiliário!

 

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário