4 sinais de que você precisa de um corretor imobiliário

imagem ilustrativa de corretor imobiliário

Nos dias de hoje, as informações estão muito mais disseminadas e acessíveis ao grande público. Especialmente com a popularização da internet, qualquer pessoa pode fazer pesquisas e buscar dados para embasar suas transações e minimizar suas chances de erros. Mas será que isso substitui a ajuda especializada de um corretor imobiliário?

Os fatos dizem que não. Um corretor de imóveis conhece todos os detalhes e as nuances das negociações de imóveis e pode ser de extrema valia para que o cliente não tenha dores de cabeça no futuro.

Quer descobrir quando esse auxilio é realmente necessário? Então confira os 4 sinais de que você precisa de um corretor de imóveis:

Você não conhece os trâmites

Se você não conhece os trâmites legais, esse é o primeiro sinal de que você precisa de um corretor imobiliário. Isso porque esse profissional cuidará de toda a papelada que esse tipo de negociação demanda, de forma a garantir que nenhuma parte seja lesada.

É preciso solicitar todas as certidões, provas de idoneidade de comprador e de vendedor, comprovantes de quitação de diversas taxas e impostos, além de outros documentos exigidos por parte de um eventual financiamento.

Depois, é hora de elaborar o Instrumento Particular de Venda e Compra, que tem a função de expor, de forma objetiva, os valores e as condições de venda. O próprio profissional também serve como testemunha legal do acordo, proporcionando muito mais garantia para todas as partes da transação, poupando os envolvidos de diversos aborrecimentos e evitando erros comuns que poderiam se traduzir em prejuízos.

Você não tem tempo

Não ter tempo é outro sinal importante de que você precisa de um corretor de imóveis. O dia a dia das pessoas é cada vez mais corrido, e conciliar trabalho, família e as necessidades básicas não é uma tarefa simples.

Levando em consideração que anunciar sua propriedade irá gerar inúmeros contatos de compradores em potencial, você certamente enfrentará dificuldades se tentar fazer tudo sozinho.

O profissional de corretagem, por sua vez, saberá o “caminho das pedras” para que tudo dê certo e você venda seu imóvel mais rápido. Ele terá um telefone profissional exclusivo para isso, poderá utilizar os portais da web, fazer anúncios nos veículos corretos e usar sua rede de contatos para localizar boas oportunidades.

Você não sabe precificar

Precificar um imóvel é algo bem complexo e somente um corretor de imóveis de qualidade está apto a fazer isso da maneira correta. Os profissionais desse mercado acompanham diariamente as transações nas regiões em que trabalham, e sabem como ninguém quais são os preços efetivamente praticados no momento.

São diversas variáveis que não podem deixar de ser consideradas: localização, acabamento, andar, áreas comuns, valor do condomínio, planta, estado geral, estrutura, documentação, entre muitas outras. Tudo isso precisa ser levado em conta para se chegar a uma quantia justa, que atraia compradores e atenda tanto quanto possível às expectativas do vendedor.

Você não sabe negociar

Além de diversas funções, o corretor imobiliário é um especialista em negociações, o que aumenta consideravelmente as chances de conseguir os melhores resultados com a venda da sua propriedade. Esse profissional se vale de técnicas eficazes, ferramentas úteis e mecanismos de captação de possíveis interessados, avaliando e diferenciando propostas reais de especulações.

Quando uma pessoa comum tenta vender seu imóvel sem ajuda especializada, ela corre o risco de receber várias ligações, agendar visitas que não têm nenhuma chance de se concretizar em uma compra e, com isso, perder um tempo precioso mostrando a propriedade para indivíduos que sequer farão uma proposta.

Esses são os sinais de que você precisa de um corretor imobiliário! Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba outros artigos como este em primeira mão!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário