Quais as vantagens de comprar imóvel com um consultor?

imagem ilustrativa de comprar imóvel com um consultor

O mercado imobiliário, apesar das dificuldades impostas pela crise econômica que o Brasil enfrenta, segue com seus preço nos patamares médios dos últimos anos. Houve uma redução da velocidade nos negócios, mas para aqueles que têm disponibilidades para investir, os imóveis continuam sendo um investimento promissor.

Apesar das transações imobiliárias serem negócios bastantes complexos, nem sempre os envolvidos têm a devida clareza desta condição e muitos caem na tentação de fazer todo o processo de aquisição por conta própria. A verdade é que, para muitos casos, uma consultoria especializada teria sido de grande valia, mas só será percebida depois.

Quer descobrir quais são as vantagens de comprar imóvel com um consultor? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir:

Maior acesso a imóveis em negociação

Uma das vantagens de comprar imóvel com um consultor é que ele, como profissional do setor imobiliário, terá acesso a uma carteira diversificada de propriedades à venda na sua região de interesse. Além disso, o corretor também terá – ou irá buscá-las – informações mais detalhadas das condições negociais de cada propriedade, da viabilidade de cada uma, permitindo fazer convergir melhor os interesses que o comprador apresenta, com as reais possibilidade de cada proprietário, fazendo sua negociação mais assertiva e fluida.

Experiência de mercado

Outra vantagem de comprar imóvel com um consultor é que a sua experiência do mercado imobiliário o faz um profundo conhecedor do setor. Dessa maneira, ele está apto a avaliar casas, apartamentos, lotes e terrenos, definindo preços de forma objetiva e consistente.

A avaliação realizada pelo consultor imobiliário difere da avaliação de proprietários e compradores, pois leva em conta o conjunto do mercado, do comportamento médio dos players, das alternativas disponíveis para investimento e dos detalhes de cada imóvel e negociação, em particular.

O consultor deve ajudar o comprador na escolha de unidades mais ajustada às suas perspectivas, atuais e futuras, a partir do conhecimento sobre o comportamento de variáveis como localização, estilo arquitetônico, administração de condomínios, entre outros.

Economia de tempo

Nos dias de hoje, ninguém tem tempo para perder, e dentro desse contexto, comprar imóvel com um consultor é altamente vantajoso pois ele vai poupar horas preciosas para ele durante o processo.

É o profissional que vai fazer a triagem dos imóveis que realmente valem à pena uma visita, organizar as vistorias fazendo convergir as diversas agendas dos envolvidos, levantar documentos e informações relevantes para a segurança do negócio, entre outras atividades.

Fato é que este é um tempo que talvez o comprador incauto nem perceba que economizaria, muitas vezes porque, ao realizar o negócio sozinho, talvez suprima etapas importantes reduzindo sua segurança ou arriscando fazer um negócio menos interessante do que poderia.

Prática na negociação

A prática na arte da negociação é essencial para o mercado imobiliário. Existe uma constelação de propriedades à venda, e os corretores trilham o caminho para garantir um preço justo e construir soluções negociadas e favoráveis para seu cliente.

Com a assessoria adequada, o comprador tem a seu lado um grande aliado a reduzir suas preocupações com o processo de compra, pois é o profissional que vai usar de suas habilidades e conhecimento de mercado para negociar descontos ou abatimentos e ajustar a forma de pagamento para que sejam atendidos os seus interesses.

Segurança jurídica

A segurança jurídica é o objetivo mais importante de um negócio imobiliário. Qualquer coisa que ameace essa segurança é muito mais grave que, por exemplo, um item de acabamento, ou mesmo uma questão de localização, dada até aqui, como de extrema relevância. A segurança jurídica pode ser mais grave até mesmo que a segurança física do imóvel, pois essa, com um engenheiro, algumas obras e investimento, se pode recuperar.

Infelizmente no nosso país – e não deve mudar tão cedo – a segurança jurídica plena de um negócio imobiliário é uma jóia rara, e por isso mesmo o trabalho preventivo do corretor é tão importante. Para a maioria das pessoas, o seu maior patrimônio é o imóvel, às vezes o trabalho de toda uma vida. E mesmo para quem não o é, ainda assim o investimento é suficientemente expressivo para justificar o máximo de cautela.

O consultor imobiliário, além de proporcionar orientação qualificada para o comprador, também oferece o suporte necessário para avaliar a documentação e a situação jurídica do imóvel, prevendo e prevenindo situações adversas no futuro. A depender do caso, inclusive, ele pode orientar seu cliente a acautelar-se com a interveniência de outros profissionais especializados.

Outro papel do consultor especializado em transações imobiliárias é, antevendo situações corriqueiras – para ele, não para o comprador – desde o início orientar as partes quanto a procedimentos e cláusulas contratuais que evitem problemas na execução da transferência do imóvel, principalmente da posse, da assinatura de documentos, etc.

E por fim, o corretor ou consultor ainda servirá de testemunha, bastante qualificada, caso haja algum problema ou questionamento futuro do que for estabelecido nos termos do acordo.

Gostou de conhecer as “mil e uma” utilidades de comprar com um consultor? Quer receber outros conteúdos como este em primeira mão? Então não perca mais tempo e assine nossa newsletter!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário