Vale a pena alugar imóveis por temporada?

imagem ilustrativa de alugar imóveis por temporada

Todo bom investidor busca garantir a maior rentabilidade possível para seus investimentos. E sempre que o assunto é imóvel para locação, o que vem à tona é a seguinte dúvida: vale a pena alugar imóveis por temporada?

Corretores, investidores e clientes sabem que os imóveis de locação sazonal são negociados, na maioria das vezes, por valores bem mais altos do que imóveis padrão, principalmente se você estiver em um grande centro como São Paulo, por exemplo.

Mas será que essa conta é mesmo favorável ao imóvel por temporada? Quais seriam os fatores capazes de fazer a balança pesar para o outro lado? Neste artigo, vamos ajudar você a analisar esse cenário para que você possa tomar a melhor decisão com seu imóvel. Acompanhe!

Fatores a considerar antes de alugar imóveis por temporada

Embora possa parecer muito atraente à primeira vista, alugar imóveis por temporada nem sempre é a melhor alternativa. O proprietário precisa considerar alguns fatores que impactam muito no retorno que essa escolha pode trazer.

Aluguel mais alto, mas durante poucos meses ao ano

Em geral, os aluguéis de imóveis por temporada são mais comuns em épocas de férias escolares, o que abrange os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho. Nos demais meses a procura é bem mais baixa e o imóvel pode ficar desocupado por bastante tempo.

Cidades litorâneas costumam ser as preferidas

Outro fator a manter em vista é a localização do imóvel. Cidades de praia costumam ser o alvo das locações em alta temporada, principalmente porque na maior parte desse período é verão.

Maior depreciação do bem

Nas locações por temporada é comum ouvir reclamações dos proprietários quanto aos danos causados ao imóvel. Época de férias e festividades são um convite para “encher a casa” de pessoas, areia, sujeira etc.

Os principais itens a sofrer avarias são: luminárias, box de vidro, janelas e itens como micro-ondas e geladeiras. Embora existam maneiras de se resguardar desses eventos por meio do contrato, nem sempre é garantido que não haverá dor de cabeça.

Falta de garantia de locação

Mesmo sabendo que em alta temporada a procura por imóveis aumenta bastante, não é garantido que você consiga alugar o seu. Nem mesmo é possível prever por quanto você conseguirá alugar. Negociações são bastantes comuns nessa época, por isso é recomendável contar com a ajuda de especialistas.

Observando os fatores anteriores, se o que você busca é mais segurança e garantia de um retorno certo, vale pensar um pouco se alugar por temporada é a melhor alternativa. Além disso, existem as taxas de condomínio e manutenção do imóvel com as quais você precisará arcar durante os 12 meses do ano, estando o imóvel alugado ou não.

Casos em que o aluguel por temporada pode ser a melhor opção

Em todo caso, existem algumas boas vantagens para quem aluga por temporada. Se você já tem um imóvel próprio para moradia (quitado) e se conta com a ajuda especializada de uma boa administradora, é mais simples gerenciar os riscos da locação sazonal e lucrar mais.

Outro fator que vai contar a favor é se seu imóvel está localizado em áreas mais valorizadas, de alta procura. Além disso, se você for um proprietário cuidadoso e tiver um suporte eficiente, pode levar vantagem também se mantiver o imóvel em bom estado. Isso vai te ajudar a ganhar destaque entre a concorrência e acumular recomendações e avaliações positivas de quem já alugou seu imóvel.

Independentemente de alugar imóveis por temporada ou período padrão, o que você não pode esquecer é que não vale a pena entrar nesse jogo sozinho. As questões burocráticas de processos de locação levam tempo e precisam ser tratadas por especialistas. Fazer isso sozinho pode gerar inúmeros problemas.

Quer alugar o seu imóvel, mas ainda está em dúvida? Então entre em contato conosco!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário