Tudo o que você precisa saber antes de vender um imóvel

importante saber para vender um imóvel

Colocar um imóvel à venda geralmente significa o começo de uma nova fase para o dono ou sua família. Para que o processo seja bem-sucedido e a transação ocorra sem maiores problemas, o imóvel deve ser exposto da maneira correta. Devido à inexperiência, entretanto, muitas pessoas não sabem o que deve ser feito antes de colocar o imóvel à venda. Assim, descubra tudo o que você precisa saber antes de tentar vender seu imóvel.

Regularize a documentação

A primeira medida a ser tomada antes de tentar vender o imóvel é tomar pé de toda a sua situação. Para isso, é necessário verificar a documentação e constatar que não haja pendências que impeçam um negócio tranquilo ou livre de dúvidas. Conferir a quitação de obrigações e tributos é apenas uma delas.

Além disso, imóveis que sejam parte de alguma disputa judicial, como partilha de bens ou penhora, tendem a afastar a grande maioria dos compradores. Conhecer de antemão todos os empecilhos existentes e os meios para afastá-los ou resolvê-los, antes ou durante a negociação, é condição essencial para o sucesso da venda.

Faça pequenas reformas

Quanto mais melhorias você fizer em seu imóvel, maior será o preço que você provavelmente conseguirá. Por isso, antes de colocar à venda é interessante revisar o imóvel e observar todos os pontos que merecem reparos.

Um encanamento com problema, uma obra anterior não finalizada ou mesmo paredes sujas e descascadas podem — e devem — ser resolvidas para se conseguir um preço maior ou mesmo um processo mais curto.

Também é importante investigar problemas estruturais, já que eles comprometerão seriamente as suas possibilidades de venda ou o valor que conseguirá. Reformas estruturais, entretanto, demandam mais recursos e devem ser avaliadas com mais cuidado.

Contrate uma imobiliária

Não caia no erro de tentar vender o seu imóvel por conta própria ou sem assistência, já que isso pode levá-lo a ter uma negociação malsucedida. Assim, o papel do corretor é fundamental para o sucesso da sua venda, indo desde o suporte à recepção de visitas e esclarecimento de dúvidas até à conclusão do negócio em si.

Faça uma avaliação do imóvel

Antes de ofertar o imóvel é necessário estabelecer o seu preço. Um corretor experiente pode emitir opinião profissional de qualidade a respeito do valor de mercado para o seu imóvel, inclusive considerando as melhorias ainda a serem feitas por você, e, embora você não seja obrigado a acolhê-lo para a oferta à venda, é mais provável que você tenha melhores resultados (tanto em valores quanto no prazo) se o fizer.

Poder confiar numa opinião profissional, devidamente embasada, lhe permitirá ainda orientar-se quanto aos investimentos em obras e benfeitorias a realizar no imóvel.

Mantenha a casa sempre em ordem para as visitas

Quando o imóvel já estiver sendo oferecido à venda, começarão as visitas dos potenciais compradores e pessoas interessadas. Para garantir o sucesso nessa etapa, a casa precisa estar sempre limpa e organizada, para passar a melhor impressão possível.

Evite também a exposição de objetos muito pessoais, como porta-retratos, já que os visitantes desejam se enxergar vivendo em sua casa. Além disso, leve em consideração que ambientes já decorados normalmente dão ao comprador uma visão melhor das potencialidades do imóvel do que ambientes vazios.

Seja flexível

Para concretizar a venda você provavelmente precisará ser flexível — e não apenas no preço: condições de pagamento, prazos de entrega e outras particularidades podem ter que ser negociadas. Com isso, ser flexível facilitará a negociação e aumentará as suas chances de sucesso.

Dessa forma, saber o que você precisa ter em mente antes de colocar à venda um imóvel irá facilitar a negociação, permitindo que você concretize a venda. Ter o apoio de um corretor também é fundamental nessas horas, pois somente assim você terá todo o suporte e segurança para a negociação. Você pretende vender um imóvel? Quais dos itens faltam para que você o coloque à venda? Comente com as suas opiniões e experiências!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.