Saiba como poupar para comprar um imóvel e fugir do financiamento

imagem ilustrativa de comprar um imóvel

Adquirir uma propriedade imobiliária é um sonho para grande parte das pessoas, pois isso garante muito mais tranquilidade e estabilidade por anos ou até mesmo décadas.

No entanto, como os valores envolvidos no mercado imobiliário são bastante elevados, é fundamental aprender como poupar para comprar um imóvel e fugir do financiamento.

Embora essa tarefa não seja propriamente fácil, é perfeitamente possível conquistar esse objetivo com um pouco de persistência e, sobretudo, com as estratégias corretas.

Ficou interessado? Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

Converse com sua família

O primeiro passo para quem quer descobrir como poupar para comprar um imóvel e fugir do financiamento é conversar com a própria família, afinal, esse é um objetivo que vai beneficiar a todos.

Diante dessa realidade, é fundamental contar com a participação do seu cônjuge, dos filhos e até mesmo de outros parentes que eventualmente morem com vocês.

Comece explicando a necessidade de fazer cortes pontuais e a importância de que todos contribuam para o sucesso dessa empreitada.

Pode ser necessário fazer algumas adequações no estilo de vida que vocês levam, e a compreensão dos membros é indispensável para um controle adequado do orçamento doméstico.

Repense os seus gastos

Depois é hora de repensar os seus gastos.

Muitas vezes, hábitos economicamente nocivos, repetidos por anos ou décadas, são justamente os que minam suas economias sem que você perceba. Se você deseja comprar um imóvel e fugir do financiamento, é o momento perfeito de virar esse jogo.

Procure saber ao certo onde você está gastando o seu dinheiro. Elabore uma planilha e lance as contas fixas, como aluguel, taxa de condomínio, mensalidade de escolas, faculdades e academias, entre outros. Depois, verifique os custos variáveis, como supermercado, gasolina, etc. Assim você identifica os supérfluos e sabe ao certo quanto é possível, e de onde, economizar.

Elimine as suas dívidas

Repensar os gastos ajuda a evitar despesas acima do seu limite orçamentário, mas isso não é tudo.

Se você já possui dívidas, é hora de tentar renegociá-las ou mesmo quitá-las. Você já parou parar pensar no quanto perde pagando juros do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo?

Tenha em mente que as operadoras, as instituições financeiras ou os bancos terão todo o interesse em receber o valor desses débitos. Por isso, mesmo que você esteja devendo, tem um poder de barganha para negociar descontos, abatimentos ou reparcelamentos mais adequados para o seu bolso. Use esse “poder”!

Aumente seus ganhos

Por fim, aumentar os ganhos também é essencial para quem quer economizar para comprar um imóvel. Logicamente, essa pode não ser uma tarefa das mais simples, mas uma boa estratégia para ter um dinheiro a mais é, por exemplo, investir em trabalhos esporádicos como freelancer, ou investir na sua capacitação para melhorar sua fonte de renda.

Analise as suas habilidades e as demandas dos dias de hoje e veja se você pode auferir renda extra a partir dos seus hobbies ou mesmo em ensinar uma matéria relacionada à sua profissão por meio de aulas particulares. Assim você eleva sua renda e diminui o tempo de espera para realizar o seu sonho.

E agora, pronto para poupar para comprar um imóvel e fugir do financiamento? Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário