Quem deseja vender um imóvel, em geral, busca agilidade para fechar o negócio e garantia de obter um valor justo pelo bem do qual está se desfazendo. Para atingir esses objetivos, é essencial que o imóvel esteja nas melhores condições possíveis, ou seja, bastante atraente para os potenciais compradores. Logo, reformas e reparos devem ser encarados não como gastos, mas como investimentos.

Para ajudá-lo nesse processo, preparamos este post com algumas atitudes essenciais para que você saiba como

para a venda da forma mais adequada. Continue a leitura e confira!

Invista em pequenos reparos

Algo muito aproveitado por quem está conhecendo um imóvel que deseja adquirir é apontar pequenos defeitos, geralmente fáceis de identificar à primeira vista, como “necessidade de reforma” do imóvel. Ainda que não sirvam de objeção à compra, certamente servirão para que o comprador final obtenha um desconto considerável no preço.

O proprietário deverá resolver o máximo de vícios aparentes do imóvel, ainda que já tenha com eles se acostumado e, na verdade, nem os note mais. O potencial comprador provavelmente notará e isso não só pode causar prejuízos financeiros como geralmente atrasa a venda.

Lembre-se que tudo o que trabalhe no sentido de restringir o público interessado é ruim para o processo de venda. Se o imóvel requer pequenos reparos, por exemplo, certamente afastará os compradores menos experientes, que não conhece nada de manutenção predial, e portanto tenderão a ter medo de adquirir por não saber distinguir o problema simples do complexo. 

Por isso, faça um pente fino no imóvel e realize todos os reparos. Confira se todas as tomadas e interruptores funcionam bem, se atendem ao novo padrão normativo e remova eventuais instalações precárias que tenha mantido em uso. Remova manchas de umidade e conserte vazamentos, regule e repare válvulas, fechaduras, etc. 

Considere fazer reformas maiores

Como dissemos, gastos com reformas no imóvel não devem ser vistos como despesas, mas, sim, investimentos. Por isso, caso seja necessário, realize reformas mais amplas para valorizar seu bem.

Além de obras que importem na segurança e conservação do imóvel, que podem ser mais caras mas que, ao mostrar o que foi feito, o comprador poderá sentir mais segurança em adquirir de você, obras de modernização e atualização à linguagem contemporânea de arquitetura e decoração, contribuem – e muito – para valorizar seu imóvel na venda.

Reflita sobre a aparência e os acabamentos dos principais cômodos. Salas, cozinha e banheiros podem ser sensivelmente melhorados com troca de revestimentos, alguns acessórios ou uma pintura nova? Se for, faça-o imediatamente, pois o resultado compensará.

Caso opte pela reforma, consulte um corretor imobiliário

Se decidir fazer uma reforma mais radical, como derrubar paredes para alterar os cômodos, por exemplo, consulte um corretor de imóveis antes. Assim, você fica a par do que o mercado está demandando e concentra seus investimentos em melhorias que realmente vão agregar valor ao seu imóvel.

Não se esqueça da área externa

Se o imóvel é uma casa com pátio, muita atenção a esse ambiente. Quem está à procura de uma casa, geralmente, tem grande interesse em usufruir desse espaço, cultivando um jardim ou tendo uma piscina, por exemplo. Então, é preciso mantê-los impecáveis ou mesmo sugerir, na prática, usos para eles.

Fachada em bom estado e áreas livres bem cuidadas são um convite à compra..

Crie um ambiente agradável para visitas

Quando um comprador vai conhecer um imóvel, boas impressões são essenciais para alimentar seu desejo de compra. 

À parte o que toca à limpeza e organização, como nosso assunto são reformas, procure identificar e eliminar fontes de cheiros e sons desagradáveis, falta de luz natural, e fontes de bagunça impossíveis de conter.

A vizinhança barulhenta pode ser afastada por janelas e portas especiais? O cheiro desagradável de um banheiro pode ser evitado por um sifão novo? A iluminação natural pode ser favorecida pela troca da clarabóia ou dos vidros? A bangunça dos filhos pode ser eliminada com a colocação de um novo armário? Como eliminar o cheiro dos animais de dentro da casa? 

Toda as medidas que promovam soluções para não afastar o comprador devem ser consideradas.

Então, essas iniciativas de como valorizar o imóvel foram úteis para você? Se ficou interessado em obter mais informações sobre como turbinar sua venda, confira este outro post sobre como evitar erros que fazem perder dinheiro na venda. Boa leitura!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário