Rapport: por que ele é importante para quem quer vender?

imagem ilustrativa de rapport

Você sabia que a sua profissão precisa de rapport para desenvolver-se no mercado hoje em dia?

Um consumidor mais exigente é uma das marcas do século XXI. Com a ajuda da tecnologia, ele é capaz de pesquisar preços com mais facilidade, fazer comparações entre empresas e até mesmo manifestar de forma contundente quando algo não o agrada.

O que isso tem a ver com o rapport? Tudo! Essa é uma técnica de vendas e marketing indispensável na nova realidade do mercado e hoje você vai entender o motivo. Confira, logo a seguir, tudo o que precisa saber sobre o assunto!

Afinal, o que é rapport?

Rapport é uma palavra francesa que significa “trazer de volta”. Está intimamente ligada à questão da empatia, ou seja, a capacidade de colocar-se no lugar da outra pessoa. E apesar de ser um conceito originado na psicologia, é cada vez mais utilizado no contexto de vendas e marketing.

Em outras palavras, a aplicação da técnica do rapport deve ter como objetivo uma aproximação maior entre o profissional e o cliente, e terá por base o mapeamento de necessidades, opiniões, posturas e até mesmo escolhas, para que se possa desenvolver um atendimento mais personalizado.

Qual a importância do rapport?

Estamos na era do consumidor 2.0, que é mais exigente e se utiliza cada vez mais da internet e das mídias sociais, o que cria a necessidade de maior mobilização para atendê-lo. O adequado uso do rapport pode ajudar tanto na função marketing, quanto na função vendas.

Quanto ao marketing, um maior conhecimento do perfil do cliente buscado, possibilita essa empatia, e ajuda na criação de campanhas mais efetivas, que guardem coerência com a realidade do público-alvo. Certamente, esse ajuste tem um grande potencial de gerar um aumento significativo dos resultados.

Por outro lado, na função vendas,  o profissional pode usar o rapport para ter uma abordagem mais personalizada, aumentando muito as chances de fechar negócio. No caso, o corretor pode se aproveitar desse conhecimento na hora de vender o imóvel, entendendo as necessidades e qual linguagem é a mais apropriada para aquele cliente específico.

Como realizar um bom rapport?

Invista em um bom CRM

Para realizar um bom rapport, em primeiro lugar, é fundamental contar com a tecnologia. O CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, é uma ferramenta que nos ajuda a coletar, armazenar e administrar os dados disponíveis e relevantes a respeito dos clientes. Assim, podemos começar a entendê-los para gerar essa empatia.

Pratique o espelhamento

Técnica de vendas reconhecida, pelo espelhamento, você copia certa postura, entonação, vocabulário, na abordagem pessoal e direta do cliente. Mas é preciso tomar cuidado: esse tipo de técnica deve ser usada discretamente, caso contrário, pode causar estranhamento ou até afastar o comprador.

Em resumo, o uso e aplicação da técnica rapport permite a você entrar em sintonia com o seu cliente para facilitar o alcance dos resultados esperados, com melhor aproveitamento do seu esforço pessoal.

Gostou do nosso post de hoje sobre o rapport? Então, confira o nosso artigo Por que pensar em reformas na hora da venda? !

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário