Quais são os indicadores de valorização imobiliária em um bairro?

imagem ilustrativa de indicadores de valorização imobiliária

Muitos especialistas apontam a localização como o fator mais importante na valorização imobiliária de um bairro. Certamente, esse é um item fundamental, mas é preciso compreender os componentes que fazem a grande diferença entre o que é e o que não é uma boa localização.

Há fatores indicativos de permitem conclui se o local é interessante para investimentos ou se, momentaneamente, não deve despertar o interesse de quem quer comprar imóveis. Quer descobrir quais são eles? Então confira o conteúdo a seguir!

Infraestrutura urbana

A infraestrutura urbana é um fator preponderante para saber se um bairro vai valorizar, especialmente em curto e médio prazo. Antes de pensar em investir, avalie se a região é bem atendida pelos serviços básicos como água, luz e saneamento básico. Nos dias de hoje, ter cabeamento para internet também é fundamental.

Também é importante notar alguns detalhes. Locais com inundações constantes são menos procurados por investidores. Por isso, verificar se as redes fluviais e de esgoto dão conta da vazão dos moradores também é essencial.

Acessibilidade

O atendimento adequado de transporte público aos moradores também é um forte indicador de valorização imobiliária de um bairro. Veja se a região tem um número adequado de pontos de ônibus nas ruas e se possui uma estação de metrô ou trem.

Contar com vias largas e asfaltadas é outro aspecto bastante positivo. Corredores exclusivos para coletivos também reduzem os congestionamentos e ajudam a aumentar a liquidez das propriedades.

Facilidades

A presença de facilidades é outro indicador da valorização imobiliária em um bairro. Analise se existem farmácias, supermercados, escolas, hospitais, academias de ginástica, restaurantes, hortifrutis e centros comerciais. Os shopping centers, que concentram comércios e serviços, também influenciam positivamente o preço dos imóveis.

Também é um bom negócio buscar regiões próximas à universidades, faculdades e centros universitários, pois sempre existe uma boa demanda por habitações locáveis nessas áreas, especialmente por conta do elevado número de alunos, professores e funcionários que frequentam a região.

Potencial

Analisar o potencial do bairro é primordial para quem quer lucrar com a locação ou venda futura do imóvel. Isso pode ser feito observando se existem projetos de investimentos governamentais na região, como a construção de vias mais largas, estações de metrô ou trem ou outras melhorias.

O capital privado também não deve ser menosprezado. A construção de condomínios residenciais de alto padrão ou centros comerciais como galerias e shopping centers são um excelente prognóstico para qualquer lugar.

Beleza

Por fim, não dá para negar que a beleza também é um forte indicador de valorização imobiliária e ajuda a atrair muitos interessados. E o melhor de tudo: isso é válido tanto por conta da atuação humana na arquitetura quanto dos pontos turísticos naturais.

Áreas que possuam belas construções como grandes empreendimentos, empresas ou mesmo estádios de futebol despertam o interesse de compradores. Praias, parques e praças, por sua vez, também fisgam um público interessado em uma maior qualidade de vida.

Esses são alguns dos maiores indicadores de valorização imobiliária em um bairro! Gostou do conteúdo? Então confira também este outro artigo do blog que mostra se você precisa contar com a ajuda de um corretor!

 

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário