Melhores bairros de SP

São Paulo é o centro comercial do Brasil e uma das maiores cidades do planeta. Como se não bastasse abrigar muitas empresas de renome e oferecer grandes oportunidades para quem quer se desenvolver profissionalmente, seus distritos incluem uma vida noturna única, com teatros, cinemas, bares e restaurantes da melhor qualidade.

A enorme população ama o estilo de vida da capital, com características únicas e diversas conveniências. Sendo assim, não faltam pessoas querendo morar na terra da garoa e as opções são diversas, tornando essencial uma boa pesquisa na hora de escolher um bairro. Quer conhecer quais são os 8 melhores bairros de SP para se viver? Então confira o post a de hoje.

Ipiranga

O Ipiranga é, de certo ponto de vista, um dos melhores bairros de SP, e isso não é de hoje. Afinal, foi às margens do Rio de mesmo nome que D. Pedro proclamou nosso grito de independência — é lá que ficam o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência. Mas nem só de história vive a região: a infraestrutura é muito boa, o perfil atual é residencial com excelente rede comercial de vizinhança e tem acesso fácil a pelo menos 4 estações de metrô. Destaque especial para a Vila Monumento, pra quem quer se sentir no interior e ter muita paz, o Ipiranga propriamente dito (miolo) para uma vida mais sofisticada, e o chamado Alto do Ipiranga, para quem gosta de ares mais cosmopolitas.

Vila Mariana

A Vila Mariana é, dos bairros da Zona Sul, o que mais atenção atrai, seja porque concentra um número enorme de estações de metrô, hospitais como o Hospital São Paulo, o Instituto Dante Pazzanese, o InCor, o Hospital Santa Catarina e tantos outros de especialidades, faculdades e institutos de ensino como a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, o Instituto de Belas Arte e a Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, serviços e comércios variados e de excelente qualidade, incluindo 2 grandes shopping centers, seja porque também é um dos pontos de atração para a vida noturna e lazer, inclusive a Cinemateca, o Museu de Arte Moderna, e o Instituto Biológico. O bairro se localiza entre dois importantes parques públicos, o Ibirapuera e o da Aclimação, tem vias e ciclovias que a integram a toda a cidade, inclusive à Avenida Paulista! Apesar de todo agito, a Vila Mariana tem alguns cantinhos do céu, onde se pode viver com sossego e ter tudo ao alcance de um passeio à pé. É só procurar.

Jardim Paulista

O Jardim Paulista é um bairro há muito badalado. De urbanização mais remota que boa parte dos bairros que o confrontam, sua boa localização e a elevada oferta de opções de comércio, cultura e lazer de alto padrão são alguns dos atrativos desse local. Unindo praticidade e ótimos serviços, o bairro faz parte da região conhecida como “Jardins”, uma das mais valorizadas da capital. O perfil misto entre comercial e residencial, concentra muitos teatros, cinemas e restaurantes e outros serviços de alimentação de expressão nacional, as melhores livrarias de toda cidade como a Livraria Cultura, a FNAC e a Livraria Martins Fontes, além de sebos, vários shopping centers, a famosa rua Oscar Freire, e um grande número de flats, hotéis e vários consulados.

Higienópolis

Bairro no alto da região central da capital paulista, Higienópolis destaca-se pela vizinhança com a Av. Paulista e por abrigar importantes centros de saúde e instituições de ensino, como o Instituto Mackenzie, a Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Hospital Samaritano e a Santa Casa de Misericórdia. Oferece também aos seus moradores importantes centros comerciais e de lazer, e como infraestrutura de transporte, conta com estações de metrô relativamente próximas e importantes vias de circulação e integração com os bairros vizinhos. A qualidade de vida é excelente e o CRECI a classifica como “Zona de Valor A”, a mais alta da análise.

Perdizes

A mudança da realidade imobiliária dos últimos anos permite colocar Perdizes como um dos melhores bairros de SP. Agregando ótima localização e alta qualidade de vida, o distrito tem ambiente familiar e imóveis com padrão de classe média e alta. Novos empreendimentos estão verticalizando a região, o que não retirou a vocação residencial e tranquila do lugar, inclusive com um mini parque linear para corrida e bike na Av. Sumaré. Abrigando o Parque da Água Branca, Arena Palestra Itália, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, e uma excelente unidade educacional do SESC, apenas para citar os mais conhecidos, fica cercado pelo Terminal Barra Funda, Memorial da América Latina, SESC Pompéia e o Estádio do Pacaembu, além de 2 ótimos shopping centers.

Pinheiros

Pinheiros é considerado um dos melhores bairros de SP pela população jovem e descolada e pelo público das mais variadas artes, em razão de suas ótimas opções de lazer, inclusive a badalada Vila Madalena com seus bares e restaurantes sofisticados, além de todo comércio de vizinhança e especializado. Com fácil acesso aos meios de transporte público, inclusive 2 linhas e várias estações de metrô, é servida também por excelentes vias de integração com o resto da cidade. Além de abrigar diversas galerias de arte e centros culturais, neste bairro está uma das maiores e mais pujantes unidades do SESC, o SESC Pinheiros. A região ainda conta com o parque Villa Lobos – uma verdadeira flor de lótus, construído sobre o que antes foi um aterro sanitário! – e praças conhecidas, como a Benedicto Calixto, famosa pela feira de antiguidades. Finalmente, uma das fontes da juventude do bairro, a Faculdade de Saúde Pública e a Escola de Medicina da USP, além de todo complexo do Hospital das Clínicas e institutos como o Emílio Ribas, que projetam o bairro de Pinheiros no cenário de saúde nacional. Pinheiros é um bairro em que se encontra de tudo: do máximo agito possível, às áreas mais verdes e sossegadas da capital.

Itaim Bibi

Bairro desejado da Zona Sul, o Itaim Bibi é local de classes média e alta. Bonito e com acesso facilitado aos transportes, é tranquilo e residencial, apesar de contar com ótimas boates e excelentes restaurantes. A localização é outro ponto forte, estando a alguns minutos de carro da Marginal Pinheiros.

Tatuapé

Este é o bairro mais desejado da Zona Leste de São Paulo. Com uma história rica, ambiente familiar e sendo um campeão de áreas verdes na capital, não é de se admirar que a procura tenha aumentando bastante.  Lojas de alto padrão vêm se impondo no local e muitos empreendimentos imobiliários foram acolhidos pelo bairro com enorme sucesso, atendendo à já consolidada demanda.

À parte esses bairros destacados, é notório o esforço do poder público em ampliar o atendimento de toda a cidade, com instalação de equipamentos públicos de qualidade tanto no que diz respeito à mobilidade urbana – transporte público, vias de integração, ciclovias – quando educacionais, de segurança e de saúde, fazendo de São Paulo uma cidade cada vez mais inclusiva e onde os bairros, mesmos os mais distantes dos centros tradicionais, podem oferecer tudo o que as pessoas precisam para bem viver, estudar e trabalhar.

Agora que você conhece os melhores bairros de SP para se viver, já escolheu seu favorito? Ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário