Oportunidades no mercado imobiliário em tempos de crise

mercado de casas

É bastante natural que os períodos de crise deixem as pessoas inseguras, querendo evitar qualquer movimento mais ousado, como o de fazer investimentos de grande porte. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, a crise que o Brasil está atravessando pode significar uma época de muitas oportunidades em vários setores. No post de hoje, vamos falar das oportunidades no mercado imobiliário em tempos de crise. Confira e saiba como aproveitá-las!

Reversão de quadro

O mercado imobiliário foi bastante impulsionado durante o período de crescimento da economia do país, não só pela demanda por novas unidades para atender ao déficit de moradias como também para atender ao desejo dos investidores que buscaram o mercado imobiliário como opção de aplicações. Assim, as construtoras aumentaram o volume de empreendimentos que passaram a ser ofertados ao mercado.

Com a redução da atividade econômica do país, essa oferta está se tornando maior do que a procura, o que pode tornar os negócios favoráveis para o investidor no mercado imobiliário em tempos de crise.

Investimentos para o futuro

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), realizada em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no Brasil houve uma redução de 14% no volume de vendas de imóveis em 2015, em comparação com o ano anterior. Com isso, o mercado vem se ajustando à nova realidade, o que se traduz em menor número de lançamentos e na redução do valor dos imóveis.

Contudo, se por um lado o número de negócios tem diminuído em decorrência da retração do mercado, por outro a demanda por moradia no país continua existindo. Assim, uma aquisição agora, com um preço menor, pode significar um bom negócio no futuro.

Ruim para uns, bom para outros

A pesquisa da Abrainc/Fipe também indica que as incorporadoras — as empresas responsáveis pelos empreendimentos imobiliários — têm um estoque de 99 mil imóveis. Apesar de esse não ser um cenário favorável a essas empresas, que estão em busca de liquidez em curto prazo, o momento é ideal para quem quer retornos a longo prazo. Assim, uma das oportunidades no mercado imobiliário atual é investir na formação de um patrimônio sólido e na valorização futura.

Agilidade

Para aproveitar as oportunidades do momento, é preciso ter agilidade. De acordo com o economista Ricardo Amorim, colunista da revista IstoÉ e apresentador do programa Manhattan Connection, da GloboNews, foram construídas apenas 200 mil unidades de moradias no Brasil em 2014. Mesmo levando em conta os estoques de imóveis previamente existentes e o gerado posteriormente, também é preciso considerar o déficit por moradias que já existia no ano passado. Somando-se a isso as demandas que foram geradas em 2015, é possível estimar o que há de demanda total reprimida e que, a qualquer momento, precisará ser atendida.

Em outras palavras, quem deseja aproveitar o momento propício para a compra de imóveis deve agir rápido.

Se você quer saber mais sobre as oportunidades do mercado imobiliário em tempos de crise, deixe aqui o seu comentário. Teremos prazer em ajudar.

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário