O que preciso avaliar antes de alugar um apartamento?

Buscando apartamento para alugar.

Alugar um apartamento é um grande passo e, para que esse passo não seja em falso, é preciso ter em mente que alguns itens são essenciais de serem avaliados antes de fechar o negócio. Pensando nisso, fizemos um guia para te ajudar nesse momento e evitar futuras dores de cabeça! Quer saber? Continue lendo!

Estrutura do imóvel

Os primeiros itens a serem checados, após a localização, dizem respeito à estrutura e às condições do imóvel. Afinal, antes de tomar sua decisão, é preciso ter certeza de que o negócio não lhe causará problemas no futuro. Para isso, siga as dicas a seguir:

Observe o tempo de construção

O tempo de construção diz muito sobre o imóvel. Apartamentos mais antigos geralmente são mais espaçosos e mais bem localizados, próximos ao grandes centros; porém, podem apresentar problemas estruturais (hidráulica e elétrica principalmente)  logo no início do seu uso.

Já apartamentos mais novos, apesar de menores, podem ter uma distribuição do espaço melhor. 

Confira o encanamento e a rede elétrica

Cheque se a rede elétrica é nova e se encontra em bom estado. Acenda luzes, observe tomadas, ligue o chuveiro, verifique a caixa de disjuntores: essa breve inspeção lhe dirá muito sobre as condições gerais do local. Além disso, confira se a distribuição de interruptores e tomadas disponíveis atende as suas necessidades, inclusive quanto o atendimento ao novo padrão.

A tubulação e outras instalações de água e esgoto também é um item com o qual você deve se preocupar. Abra as torneiras e observe a cor da água para ver se está clara. Confira se as descargas sanitárias funcionam e se há vazamentos ou entupimentos em ralos ou pias. Se decidir contratar o imóvel, acerte com o proprietário quem ficará responsável por esses consertos. 

Fique atento à vistoria

Antes de assinar contrato ou o termo de vistoria, leia atentamente todos os itens do laudo e cheque se as informações condizem com a situação do imóvel ou se há algum item ou falha que não foi descrito. Faça os aditamentos por escrito no prazo que lhe for concedido. Reclamações posteriores ficarão muito mais difíceis de serem aceitas.

Em casos de aluguel em edifícios e condomínios, é importante checar também, o regimento interno do prédio, suas regras e os horários permitidos para uso das áreas comuns como garagens, piscinas, playgrounds e salão de festas, por exemplo.

Negociação e valores

Na hora da negociação, confira se o valor do aluguel está dentro do praticado no mercado. Faça uma pesquisa sobre a região escolhida e veja a média de preço do aluguel para um apartamento nas mesmas condições que o escolhido.

Leia atentamente o contrato antes de assiná-lo, tendo certeza de que nele estão registradas todos os itens acordadas entre você e o seu locador. As mais importantes são:

  • preços do aluguel e outros custos;

  • prazos do contrato;

  • datas para os pagamentos;

  • custos obrigatórios em caso de atraso nos pagamentos;

  • meios de contato com o locador ou seu representante;

  • documentos que atestem a que o locador é legítimo possuidor do imóvel.

Nesse momento, contar com o auxilio de um corretor profissional para te auxiliar nos trâmites e garantir que o processo corra sem problemas pode lhe trazer mais tranquilidade e segurança na hora de alugar um apartamento!

E aí, curtiu nossas dicas? Comente no nosso post e nos conte mais sobre sua procura por um novo lar!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário