Não consegue poupar? Considere o consórcio de imóveis!

Contrato de compra de casa

Comprar imóveis é uma ação que sempre exige muito planejamento e organização financeira, já que envolve bens de alto valor. Seja para uso próprio ou para geração de renda, é preciso que o proprietário tenha foco e economize para ter um bom capital na hora de fazer um negócio. Porém, quem tem dificuldades para guardar dinheiro e não quer recorrer ao financiamento tem mais uma opção: o consórcio de imóveis. Confira as vantagens dessa alternativa e descubra se é ideal para você!

Por que fazer consórcio de imóveis?

Para quem tem dificuldade em economizar dinheiro, o consórcio de imóveis pode ser uma boa opção para evitar a armadilha de parcelas e juros com valores exorbitantes. Isso porque o processo acontece de maneira planejada com um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que têm o mesmo objetivo: adquirir um imóvel

Como funciona?

O consórcio envolve um grupo de pessoas em busca de poupança para aquisição de bens e uma empresa administradora, responsável por organizar cada etapa do processo. A partir de um planejamento feito por meio de reuniões, todos os membros do consórcio definem juntos os prazos, parcelas e valores para a compra dos imóveis. Muitas vezes, os grupos são formados por indivíduos com condições parecidas, o que garante uma definição mais justa de cada etapa do consórcio.

Por meio de um contrato, os consorciados estabelecem prazos para o recebimento de cada imóvel, contando com o investimento de cada membro. A administradora, por sua vez, fará sorteios ou lances a cada período para definir quem é o próximo beneficiário. A partir daí, a pessoa contemplada da vez receberá uma carta de crédito que representa o dinheiro vivo e que poderá ser usado para a aquisição do imóvel escolhido. O fim do consórcio se dará quando todos os membros do grupo forem contemplados.

Vantagens do consórcio de imóveis

Com a organização de pessoas em busca de um mesmo objetivo, o consórcio de imóveis pode trazer inúmeras vantagens, principalmente para aqueles que não possuem um bom montante em mãos ou simplesmente não conseguem poupar dinheiro para investir:

Facilidade de negociação

Os consórcios podem permitir grande facilidade de negociação tanto na hora de definir os processos com os grupos quanto no momento da compra do bem. De uma maneira geral, envolve pouca burocracia para participar e possibilita maior flexibilidade para os consorciados que precisam modificar as condições de pagamento ou até mesmo desistir do plano.

Sem juros e sem entrada

Diferentemente dos financiamentos, participar de um consórcio de imóveis não exige que você tenha uma poupança prévia para dar de entrada na compra do imóvel, já que o valor total de cada bem será pago com o investimento de todos os consorciados até o momento que o último receber sua carta de crédito. Outras vantagens também são a inexistência de juros sobre as parcelas e o custo relativamente baixo da administradora de consórcios.

Parcelas adequadas e economia de dinheiro

Além de não cobrar taxas de juros, o consórcio permite que os membros organizem os pagamentos em parcelas mais acessíveis e compatíveis com o capital de cada um, por meio de um consenso e planejamento. Dessa forma, o consorciado fica com a certeza do seu benefício sem se preocupar com dívidas em juros, podendo até mesmo destinar um montante do seu salário para a poupança.

E então, quer saber se o consórcio é uma opção adequada para você? Informe seus objetivos e um consultor especialista no assunto poderá lhe orientar sem nenhum custo adicional para você.

Não deixe de conferir as principais oportunidades no mercado imobiliário em tempos de crise e não perca tempo no seu investimento!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário