Mercado imobiliário: qual é o papel do corretor de imóveis?

entrega de chaves

O marcado imobiliário passou por sucessivas mudanças nos últimos anos. Depois de uma grande valorização, houve um período de adaptação e agora os imóveis parecem estar encontrando de novo um patamar adequado para negociações e investimentos.

Dentro dessa realidade, existe um personagem extremamente importante e que efetivamente faz esse setor andar: o corretor de imóveis. Mas você sabe realmente o que ele faz e qual é o seu papel nesse contexto? Para responder essas e outras perguntas, não deixe de ler o artigo a seguir.

Avaliação do imóvel

Um dos papéis fundamentais do corretor de imóveis dentro do mercado imobiliário diz respeito à avaliação das propriedades. Isso não é uma tarefa simples e exige muita técnica e conhecimento. Não é apenas uma questão de preço, mas de fazer uma análise que informe valores adequados e justifique-os para os donos e os potenciais compradores. São levados em conta dados como metragem, acabamento, cômodos, localização, topografia, situação econômica do país e muito mais, e valem para determinado imóvel, em um certo momento.

Propaganda e divulgação

O corretor de imóveis também trabalha incessantemente para fechar negócio. Ele fica à disposição de clientes, atende telefonemas a qualquer hora e divulga as propriedades, idealmente sem custos extra para o dono. Um bom profissional anuncia nos melhores veículos de mídia disponíveis no mercado, na internet, em grandes sites do gênero e é ele que também se encarrega da criação de textos, campanhas e todo o necessário para viabilizar a venda.

Conclusão do negócio

O corretor de imóveis, além de trabalhar na venda, avaliação, prospecção, propaganda e muito mais, também é o responsável por efetivamente encaminhar o fechamento do negócio: é esse profissional que zelará pela reunião e talvez até mesmo a preparação dos documentos que trarão a necessária segurança para a transação. São diversas certidões imobiliárias e pessoais, provas de idoneidade de ambas partes, quitações de impostos e condomínios, outros documentos exigidos por agentes financiadores e garantidores, vistorias, tudo quanto necessário para que o imóvel possa ser transmitido ao novo dono ou inquiino. O corretor de imóveis faz isso de maneira segura, rápida e precisa, poupando os envolvidos de aborrecimentos e perda de tempo.

Segurança na hora do pagamento

Por fim, o corretor de imóveis traz uma maior segurança na hora do pagamento. Como os valores do mercado imobiliário são muito elevados, todo cuidado é pouco e esse profissional surge como peça fundamental para que tudo o que for acordado seja efetivamente cumprido. Além disso, ele serve como testemunha do que está estabelecido nos termos de acordo, fornecendo ainda mais segurança para todos os envolvidos na operação.

Como podemos ver, o corretor de imóveis é realmente uma figura indispensável para o mercado imobiliário. No entanto, é preciso ter atenção para escolher um profissional que realmente vá ajudá-lo. Exija que ele lhe apresente a carteira profissional e pergunte o que ele pode e pretende fazer por você. Se a resposta coincidir com o que expressamos nesse artigo, certamente você estará diante de um bom profissional!

Gostou do artigo? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o papel do corretor de imóveis? Quer fazer alguma sugestão? Então não deixe de escrever para nós nos comentários!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário