Gerar renda passiva com imóvel é uma boa ideia? Descubra aqui!

Em qualquer época, a possibilidade de obter uma renda passiva sempre é vista com bons olhos. Contudo, isso se torna ainda mais oportuno em tempos de incertezas de emprego e renda.

Por esse motivo, sempre existe quem esteja em busca de oportunidades, além do trabalho regular, que possam garantir a complementação do salário no final do mês.

Neste post, contaremos se o investimento no mercado imobiliário é, de fato, uma boa escolha quando o assunto é buscar uma renda passiva. Confira!

O investimento no mercado imobiliário

São vários os motivos que levam as pessoas a investirem em imóveis. Muitas vão ao mercado imobiliário para atender a uma necessidade de moradia ou para a aquisição de uma sala ou loja que será destinada à instalação de um negócio próprio.

Outras, por sua vez, adquirem imóveis pensando na segurança patrimonial e na possibilidade de valorização do bem, e por fim, aquelas que buscam esse tipo de investimento pensando em obter uma renda passiva através dele.

Qualquer que seja a motivação que leve uma pessoa a adquirir um imóvel, é importante destacar que, muitas vezes, os motivos se completam. Assim, a pessoa que adquire um imóvel próprio também está fazendo investimento em um patrimônio seguro e que oferece excelentes possibilidades de valorização.

Futuramente, quando ela precisar de outro imóvel que seja mais apropriado às necessidades daquele momento, poderá manter o antigo imóvel e obter uma renda passiva alugando-o.

Da mesma forma, quem pensa somente na questão patrimonial também pode ser valer, em alguma medida, da renda gerada, o que torna o investimento mais proveitoso. Portanto, independentemente dos motivos que levam alguém a comprar um imóvel, a possibilidade da renda passiva está sempre presente.

Grandes investidores

São exatamente estas questões patrimoniais e a possibilidade do retorno financeiro que levam grandes investidores a dedicarem boa parte dos próprios recursos aos investimentos em imóveis.

Aliás, é interessante destacar que existem fundos de investimento, empresas e até pessoas físicas que se dedicam exclusivamente às aquisições de imóveis visando exatamente a manutenção de um patrimônio sólido que apresenta ótima rentabilidade.

De fato, existem outros investimentos que rendem mais do que os aluguéis. Investimentos em títulos e ações, por exemplo, podem ser bem mais rentáveis que imóveis para alugar. Tudo enfim se resume a encontrar um adequado equilíbrio entre renda, liquidez e risco que seja adequado e aceitável para quem investe.

A sua renda passiva com imóvel

Ao contrário dos investimentos na bolsa, ninguém precisa ser um grande investidor para se beneficiar da renda passiva com imóveis. Mesmo sem dinheiro suficiente para comprar um segundo imóvel à vista, a pessoa pode buscar um financiamento bancário ou um consórcio imobiliário que permita fazer aquisição parcelada.

Neste caso, a própria renda gerada pelo imóvel ajudará ou até será suficiente para pagar as parcelas do financiamento ou do consórcio. Em situações ainda mais favoráveis, é até possível que o aluguel supere o valor da parcela, proporcionando um recurso adicional que contribuirá com o orçamento da família. 

Contudo, se você pode fazer o pagamento à vista, a opção é ainda mais indicada. Além de dar absoluta segurança ao seu dinheiro, você conseguirá fazer com que ele renda mensalmente, melhorando as suas condições financeiras.

Agora que você já sabe que é uma boa ideia gerar renda passiva com imóvel, leia nosso próximo post e encontre quatro razões para alugar o seu imóvel com a imobiliária

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário