Erros que todo profissional de vendas deve evitar

imagem ilustrativa de profissional de vendas

Lidar com clientes não é uma tarefa simples, e as profissões que dependem diretamente da decisão de compra são especialmente complexas. Cada indivíduo tem suas próprias demandas, expectativas e necessidades, o que torna cada negociação um desafio. Sendo assim, é importante conhecer os erros que todo profissional de vendas, e em especial o de vendas consultivas, como é o caso da profissão do corretor de imóveis, deve evitar.

Não é raro perder uma excelente oportunidade de ganhar um bom dinheiro por conta de um pequeno deslize ou até mesmo uma colocação inocente, mas infeliz. Se você não quer que isso aconteça, leia o conteúdo que preparamos a seguir e descubra o que deve ser evitado. Confira:

Não ouvir com atenção

Acima de tudo, o corretor precisa ser um grande ouvinte. Isso ocorre porque, ao escutar o que a pessoa está falando, você descobre aberturas e rumos importantes para atender melhor às suas necessidades. Dá para encontrar até mesmo soluções para problemas que o cliente sequer sabia que tinha.

Mesmo de maneira inconsciente, é comum que a gente expresse nossos desejos e vontades durante uma conversa. O corretor experiente, portanto, não pode abrir mão dessa tremenda vantagem, que eventualmente indicará o caminho das pedras até que ele consiga alcançar seu objetivo.

Desconhecer os produtos

Outro erro que um corretor jamais pode cometer é não conhecer adequadamente os seus produtos. Ele precisa ser capaz de responder a todas as dúvidas e questionamentos dos clientes sem titubear. Um bom corretor imobiliário precisa ter informações não apenas sobre o imóvel em si, mas também sobre a vizinhança, o bairro, o comércio e a segurança do local, por exemplo.

Insistir na hora errada

Muitas vezes, o cliente precisa de um momento de reflexão para resolver se finaliza ou não a sua compra. Dar espaço para que ele decida é um comportamento importante, que precisa ser levada a sério pelos corretores.

Depois que você fizer o serviço do jeito certo, pare um pouco, deixe que a pessoa reflita sobre o negócio e aguarde.

Parar antes do tempo

Da mesma maneira que é preciso saber quando insistir, também é fundamental saber quando passar mais algumas informações para o cliente. Caso perceba que faltou alguma coisa e que a pessoa ainda está em dúvida, envie uma mensagem ou um e-mail com esses dados. Isso traz mais segurança, gera empatia e facilita o processo.

Usar frases inapropriadas

Por fim, outro erro que todo corretor deve evitar é usar frases inapropriadas no seu discurso. Muitas vezes, uma pequena colocação infeliz pode gerar antipatia e minar suas chances de fechar negócio. Sentenças como “eu sei o que é melhor para você”, por exemplo, parecem arrogantes e atrevidas.

Soar falso também pode ser um grande problema. Falar algo como “você não vai encontrar nada parecido no mercado” só fará sentido se isso for uma absoluta verdade. Também lembre-se de estar disponível tanto quanto puder. “Não posso atendê-lo agora” pode fazer com que seu cliente procure outro profissional.

Esses são alguns dos principais erros que todo profissional de vendas consultivas deve evitar! Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!

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