Entenda porque é um bom momento para comprar imóvel

imagem ilustrativa de comprar imovel

Você quer realizar seu sonho de comprar um imóvel, mas está inseguro em comprometer a sua renda em um momento político e econômico tão instável? Sua preocupação é natural, inclusive porque muitas pessoas devem dizer a você que este não é o melhor ano para investir em um novo lar. Mas, na verdade, existem diversas boas oportunidades no mercado imobiliário em 2016 que fazem deste o melhor ano para comprar imóvel. Quer saber por quê? Continue lendo nosso post!

Possibilidade de negociação

Compradores inseguros em fechar negócio e restrições nas políticas de financiamento imobiliário levaram à diminuição de transações de venda e compra nos últimos anos. Com isso, tanto as incorporadoras quanto os proprietários de imóveis usados estão mais dispostos à negociação de preço e condição de pagamento, principalmente se você oferecer um bom valor de entrada.

O setor de lançamentos, mais afetado por essa retração da demanda, chega a oferecer descontos de até 50% em alguns (poucos) imóveis novos. Vale a pena tentar aproveitar o momento para comprar um apartamento novinho por um preço mais baixo, não?

Ampliação do valor financiado

Apesar de ter aumentado a taxa de juros, a Caixa Econômica Federal ampliou o percentual financiável pelo sistema que utiliza recursos da poupança. Essa é uma boa oportunidade para quem foi afetado pela restrição de crédito em 2014 e pode agora concretizar o sonho adiado.

Vale lembrar que o percentual só aumentou pois o banco público teve lucro no ano de 2015. Ou seja, caso esse cenário não se repita em 2016, pode haver novas limitações ao crédito imobiliário.

Preços iguais a 2011

Depois de crescerem muito de 2010 a 2013, os preços médios dos imóveis sofreram uma estagnação ou aumentaram em níveis abaixo da inflação. Embora o Índice FipeZap não reflita fielmente os preços de negócios efetivamente concretizados, em termos agregados e quando se trata de avaliar sua variação, alguma conclusão útil pode ser extraída para nossa análise: nas cidades contempladas pelo estudo, o valor médio do metro quadrado subiu apenas 1,32% entre janeiro e novembro de 2015, bastante abaixo da inflação (IPCA) acumulada no período (7,44%).

A estimativa é que, durante este ano, os preços devem retornar ao patamar de 2011 mas não devem cair mais do que isso. Se você esperava por uma redução de preços, a hora de comprar imóvel é agora!

Perspectiva de aumento de preços

Com a recuperação da economia brasileira prevista para o final de 2017, os preços dos imóveis devem voltar a subir, uma vez que a quantidade de transações imobiliárias também vai retornar ao seu normal. Em São Paulo, os preços também poderão subir com a implantação do novo Plano Diretor.

Investimento para futuro

Outro bom motivo para comprar um imóvel agora é porque esse continua sendo um ótimo investimento, principalmente se você apostar em cidades ou bairros com previsão de valorização ou com já consolidado interesse público. Assim, seus rendimentos podem ser muito superiores a outras opções de aplicação, como renda fixa ou poupança.

Comprar um imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa. Se você quer realizar o sonho de ter uma casa própria, não passe por esse processo sozinho. Contar com uma assessoria imobiliária e um corretor de imóveis vai ajudá-lo a entender todos os prós e contras de fazer esse investimento agora, além de tornar muito mais fácil a procura do imóvel perfeito para você!

Ainda tem dúvidas sobre a vantagem de comprar imóvel em 2016? Deixe aqui nos comentários quais são as questões que o impedem de realizar este sonho hoje!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário