3 dicas de como escolher um apartamento

imagem ilustrativa de como escolher um apartamento

Nem sempre se sabe como escolher um apartamento para morar. Dentre as inúmeras opções de imóveis, é importante considerar algumas questões antes de fazer a escolha, para que não haja arrependimentos no futuro.

A principal questão a se ter em mente é: quais são suas reais necessidades? Para responder a essa pergunta, é preciso pesar alguns fatores, como proximidade do trabalho, comércio e serviços, segurança e tamanho do imóvel.

No post de hoje, confira nossas dicas de como escolher um apartamento ideal!

Defina o perfil do imóvel

O primeiro passo na hora de escolher um apartamento deve ser definir o que você precisa. Tamanho do imóvel, número de quartos e localização são os pontos principais.

As necessidades de uma pessoa solteira são bem diferentes de quem tem filhos, por exemplo. Portanto, analise o que você precisa e tenha sempre em mente o orçamento que será destinado para sua moradia.

Escolha a região onde quer morar

Aqui, pontos como localização, ambiente e segurança devem ser avaliados. Tendo tudo isso definido, você pode começar a pensar em qual o melhor bairro para morar e caminhar para as buscas do apartamento perfeito.

Localização

Avalie se há supermercados, padarias, farmácias e outros tipos de serviços disponíveis nas proximidades. Além disso, considere a distância do trabalho, a acessibilidade a transportes públicos ou rodovias, entre outros.

Ambiente

Avaliar se a região é mais calma ou agitada, se há barulho de rodovias ou se a vida noturna é movimentada – e quais suas preferências em relação a isso – é fundamental para evitar perder noites de sono.

Segurança

Pensar na sua segurança e de sua família deve ser prioridade na hora de escolher onde morar. Leve em consideração seus horários, meios de locomoção, como são as ruas do bairro durante a noite e se há policiamento. Não há local 100% seguro, mas alguns lugares combinam menos com certas rotinas, correto? A segurança em particular do imóvel ou do prédio vem em segundo lugar. Porteiros, seguranças, câmeras e outros aparatos de segurança ajudam, mas não necessariamente são o que garantirá a segurança local. Pesquise nas delegacias de polícia, em aplicativos no celular, converse com moradores da região sobre o assunto e acerte na sua escolha — isso também lhe permitirá saber um pouco sobre seus futuros vizinhos.

Conte com ajuda profissional

Mesmo com toda a facilidade de se buscar imóveis pela internet, o fechamento do negócio ideal vai demandar muito tempo, um bom nível de conhecimento e disposição sem a ajuda de um profissional qualificado. Contar com o trabalho de um corretor de imóveis não só vai poupar seu tempo, como vai evitar arrependimentos futuros.

Mas lembre-se de que é preciso abrir-se com o profissional e dizer exatamente o que espera de sua nova moradia. Na hora de fazer visitas aos imóveis indicados pelo corretor, certifique-se de verificar alguns pontos, que também devem ser esclarecidos para que o corretor te ajude a encontrar o apartamento ideal:

Divisão do imóvel

Você gosta de cozinhar? De fazer churrasco? Ou prefere uma sala de estar bem grande para receber visitas? Definir o seu próprio perfil vai ajudar muito na escolha do apartamento, principalmente na hora em que bater uma dúvida entre as melhores opções. Também é importante lembrar de verificar detalhes como as instalações elétricas e de água.

Iluminação

Você sabe em que horário o sol bate no imóvel? Morar em um apartamento arejado e bem iluminado pode garantir bem-estar e evitar muitos incômodos, como umidade excessiva. Por isso, antes de fechar a compra ou aluguel do imóvel, certifique-se de verificar como o sol bate no local. A melhor incidência da luz solar varia ao longo do ano e de região para região. 

Depois de levar em consideração todos itens anteriores, você estará pronto para escolher seu imóvel! Conhece outras pessoas com dúvidas sobre como escolher um apartamento? Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário