O que você deve considerar antes de comprar um imóvel?

imagem ilustrativa de comprar um imóvel

A aquisição de uma casa ou de um apartamento sempre é uma tarefa árdua, que exige extremo cuidado e muito bom senso por parte dos compradores. Além do mercado imobiliário ser muito amplo, a propriedade precisa atender bem às demandas e às necessidades diárias da família.

Por conta disso, alguns fatores importantes não podem ser deixados de lado. Quer descobrir quais são eles? Então confira o conteúdo a seguir e veja o que você deve considerar antes de comprar um imóvel:

Localização

Muitos especialistas consideram a localização o fator mais importante a ser considerado antes de comprar um imóvel. E, realmente, a escolha do bairro e da rua perfeita pode fazer toda a diferença na qualidade de vida de uma família.

É preciso ter em mente as reais necessidades: preciso de um local bem atendido por facilidades como supermercados, farmácias, padarias, shopping centers, escolas, restaurantes, bancas de jornal, lojas de conveniência e outros estabelecimentos necessários no dia a dia? Ou o que importa mesmo é ter silêncio, facilidade de estacionamento, pouco trânsito na rua, etc?

A mobilidade também precisa ser levada em conta. Pontos de ônibus e estações de metrô são importantes, mesmo que você dê prioridade para o deslocamento com carros? Por fim, estar próximo ao trabalho ajudará a reduzir sua perda de tempo com engarrafamentos?

Condições do imóvel

As condições do imóvel também precisam de uma análise minuciosa, afinal, você não quer ter que gastar tempo e dinheiro fazendo obras e reformas na propriedade, não é? Procure checar especialmente itens como a hidráulica e a elétrica. Note a existência de mofo ou vazamento nas paredes e veja também se o quadro de energia é moderno e organizado.

O acabamento também é essencial: embora você possa fazer pequenas adaptações e alguns reparos, se os materiais forem de qualidade muito ruim, você poderá ter que investir uma quantia considerável para deixar tudo do seu jeito.

Tamanho e número dos cômodos

O tamanho e a quantidade de cômodos precisam ser condizentes com os hábitos dos que vão residir na propriedade. Se você tem filhos pequenos, por exemplo, é uma boa ideia contar com uma boa quantidade de quartos, pois eles desejarão privacidade em alguns anos.

Quem gosta de receber parentes e amigos pode optar por uma grande sala de estar ou de jantar. As vagas na garagem também são um grande diferencial, especialmente para quem é apaixonado pelo seu e não gosta de deixá-los na rua ou num estacionamento comercial, seja por segurança, seja pelo conforto.

Estilo do condomínio

Antes de pensar em comprar um imóvel, é interessante notar qual é o estilo do condomínio no qual ele está inserido e como ele se enquadra nas suas expectativas. Dependências comuns e de lazer são facilmente visíveis, mas há questões de funcionamento interno que podem interferir na sua vida e não sejam facilmente identificadas como: rotinas de recolhimento de lixo e outros inservíveis, disponibilidade ou não de um programa de fitness, locais para guarda de bicicletas ou seu transporte pelo elevador, presença ou não de porteiros todos os dias e horários da semana, sistemas de monitoramento por câmeras, rodízio de vagas na garagem – há quem não goste, não se importe, outros que não abrem mão, e se for esse o seu caso, considere que dificilmente o condomínio mudará por causa de você.

Não se esqueça também de ver se isso tudo cabe no seu bolso: as taxas podem ser bem caras conforme a configuração condominial. Reflita bem se esse valor não vai impactar negativamente nas suas finanças no final do mês.

E então, gostou de descobrir o que você deve considerar antes de comprar um imóvel? Verificados esses itens, você pode fazer uma proposta e planejar a sua mudança sem medo de arrependimentos! Tem alguma dica sobre o tema? Deixe um comentário!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário