Como um corretor de imóveis pode ajudá-lo a fazer um bom negócio

Alugar um imóvel e receber as chaves

O corretor de imóveis tem por missão facilitar a ocorrência de negócios imobiliários. O trabalho de consultoria que esse profissional oferece deve diminui os desconfortos e os riscos envolvidos no negócio. Afinal, já não aconteceu com você de assinar um contrato e, mais tarde, descobrir que algo poderia ter sido melhor se você tivesse melhor conhecimento do assunto? Esse tipo de situação é um exemplo de que o barato pode sair caro. Se você pensa em comprar, vender ou alugar um imóvel, veja a seguir como um corretor pode ajudá-lo.

O que faz um corretor de imóveis?

Corretor de imóveis é uma profissão regulamentada por lei, que tem como atribuições intermediar a compra, a venda, o aluguel e a troca de imóveis, bem como emitir opiniões sobre uma comercialização imobiliária. Vale lembrar que, quando contratar esse profissional, você deve observar se ele tem o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). O corretor também presta assistência às partes para que eles estejam munidos de informações suficientes para fechar ou não o negócio.

Como ele pode ajudar nas negociações?

Conhecimento do mercado imobiliário

O corretor de imóveis pode encurtar o caminho nas negociações, por exemplo, entre comprador e vendedor, já que conhece a fundo, pelo menos, o seu nicho do mercado imobiliário. Se você pensa em vender, o corretor poderá auxiliá-lo na formação do preço, visando otimizar o seus resultados em preço, prazo e conveniência. Igualmente, se você quer comprar, o corretor lhe indicará imóveis que melhor se encaixem nos seus objetivos globais, inclusive, tendo em vista o provável sucesso do negócio entre você e o vendedor. E por fim, ele zelará para que as tratativas entre as partes sejam exequíveis, bem informadas e equilibradas, muitas vezes trabalhando no sentido de conciliar interesses e desmanchar objeções de parte a parte. Logo, você tende a reduzir o número de interações que teria que fazer, reduzindo inclusive seu tempo de trabalho, e sobretudo minimizando os riscos de insucesso nas negociações ou de problemas futuros e não previstos. Sem contar que muitas vezes o corretor tem conhecimento de ofertas sequer anunciadas, ou de circunstâncias de negócios evidentemente fora do conhecimento público.

Opinião imparcial

O trabalho do corretor de imóveis é focado na satisfação do cliente. Logo, esse profissional deve prestar uma assessoria eficaz, para que o cliente alcance o próprio objetivo, seja vender, comprar ou alugar. Muitos proprietários passam meses sem conseguir fechar um negócio, pois praticam um preço fora da realidade do mercado, às vezes por falta de conhecimento. Com a ajuda do corretor, o dono do imóvel saberá o quanto poderá cobrar pela propriedade. Da mesma forma, o comprador saberá se um imóvel pretendido está ou não fora dos padrões de preço do mercado na região em questão. Assim, o cliente reduz o grau de incerteza sobre a oferta e não fica com “uma pulga atrás da orelha”.

Ajuda nos trâmites burocráticos

Se uma negociação imobiliária é algo raro na sua vida, para que gastar tempo para pesquisar sobre os trâmites burocráticos? O corretor de imóveis, por intermediar inúmeros contratos, tem a capacidade de explicar para você todos os passos para conclusão de um negócio. Ele checará a situação do imóvel e do negócio junto aos órgãos públicos e outros, bem como detalhar as cláusulas comuns em contratos, além de facilitar decisões quanto a meios de financiamento e seu acesso. O melhor é que esse profissional apresentará as soluções mais adequadas para o seu perfil, de modo que você poderá tomar uma decisão mais embasada.

Quer receber mais dicas sobre negócios imobiliários? Então assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário