Como saber se é a hora certa para vender o apartamento?

A vida é feita de mudanças, incluindo as de imóveis. Só que, para aproveitar as oportunidades e sair ganhando é preciso avaliar com cuidado a situação.

Neste artigo elaboramos uma série de perguntas e respostas para ajudar você a descobrir se está na hora de vender seu apartamento, seja para encontrar um novo lar ou diversificar seus investimentos. Continue a leitura e confira!

Você está confortável no espaço atual?

O passar dos anos traz consigo novidades e descobertas. Filhos, animais de estimação, empregos e trabalhos diferentes, hobbies, coleções… Eles acabam refletindo diretamente na sua moradia e na relação que você tem com esse espaço.

Se você (ou sua família) vem se sentindo infeliz ou desconfortável, pode ser a hora de vender o apartamento e procurar algo que reflita melhor o estilo de vida atual. Sente-se junto aos outros moradores e faça uma lista de prós e contras do local atual e outra com desejos e necessidades para um novo ambiente.

Não esqueça de incluir itens como proximidade ao trabalho/escola, tamanho dos ambientes, área de lazer, vagas de garagem, segurança, vizinhança entre outros.

Você pode abrir mão dele nesse momento?

Outro aspecto muito importante para considerar vender o apartamento é saber se é possível para você abrir mão dele agora.

No caso dele abrigar a própria residência, será preciso considerar o processo de mudança e de providenciar um outro lugar para onde ir. Porém, se estamos falando de um apartamento que está vazio ou na posse de terceiros, vale avaliar a condição dele frente ao mercado atual.

Ou ainda: se o apartamento oferece renda de locação (mensal ou temporada), além dos itens anteriores, é preciso saber qual o impacto da perda desse valor no orçamento familiar mo médio e longo prazo.

Você terá melhor retorno ao vender o apartamento agora?

Um bom investimento é aquele que oferece boas taxas de retorno, certo? Portanto, ao vender o apartamento o ideal é que a resposta à pergunta do título acima seja SIM.

Primeiro você terá que saber o quanto seu imóvel vale agora e quais as perspectivas de obter tal valor no mercado imobiliário na região. Para isso vale a pena contratar uma avaliação profissional.

Informe-se dos custos com a transação e, ao fim, você extrairá suas conclusões sobre se está fazendo uma boa troca de investimentos.

Você está com alguma emergência financeira?

Imprevistos acontecem. Seja um revés financeiro, uma doença ou para liquidar uma dívida, um imóvel pode ser a oportunidade para solucionar a questão. Optar por morar num imóvel de menor valor ou alugar um para sanear o problema, pode ser o passaporte para a tranquilidade.

O essencial é ter paciência e dedicar atenção para vender seu apartamento, atraindo compradores sérios e garantindo um resultado justo e à altura de suas necessidades. Procure agir de forma discreta e rápida.

Esperamos que nosso post seja de grande ajuda para você descobrir se esta é a hora de vender seu apartamento.

Se você gostou das dicas, aproveite sua visita em nosso blog e confira também qual é a melhor hora para fazer um negócio imobiliário!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário