Como saber a hora certa de vender um imóvel

imagem ilustrativa de hora certa de vender um imóvel

A vida é feita de imprevistos e oportunidades. Por conta disso, ter um olhar crítico e atitudes bem pensadas é fundamental para conseguir os melhores resultados em qualquer negócio. E quando pensamos no mercado de imóveis, essa diligência é útil quando recai sobre decidir sobre a hora certa de vender um imóvel.

Em linhas gerais, não é desejável diminuir seu patrimônio. Porém, diante do contexto certo, isso pode ser imperativo para lucrar, reerguer suas finanças ou mesmo para você reposicionar o uso que faz dele. Confira o conteúdo a seguir e observe se chegou o momento de negociar sua propriedade!

Você pode se desfazer do imóvel?

O primeiro aspecto que você deve analisar para descobrir se é a hora certa de vender o imóvel é, obviamente, se você pode realmente se desfazer do bem. Não dá para negociar sua casa ou apartamento sem antes verificar se você terá um outro lugar adequado para abrigar você ou sua família, se for o caso.

Em um primeiro momento, morar com parentes ou amigos costuma ser a alternativa mais comum, mas nem sempre traz os melhores resultados. Verifique se existe espaço disponível para todos e se essa mudança não vai impactar negativamente a sua própria rotina ou a de quem vai recebê-los. Depois de vender, não dá para voltar atrás.  

Você enxerga potencial de valorização?

Outro ponto fundamental é observar se o imóvel tem um bom potencial de valorização. Se a resposta for positiva, é interessante esperar um pouco mais e vender depois. Propriedades em áreas que estão prestes a receber um grande investimento público ou privado, por exemplo, costumam retornar um preço de venda maior, se aguardado o tempo necessário.

Analise antes se existem projetos firmes, ou em vias de acontecer, investimentos que melhorem a infraestrutura urbana do entorno como melhorias no serviço de transporte, saneamento, lazer, pavimentação, etc. Mesmo ações da iniciativa privada devem ser consideradas, pois empreendimentos residenciais e comerciais novos, modernos, também contribuem para o aumento de interesse sobre uma região.  

Você precisa muito do dinheiro?

Muitas vezes, quando ocorrem imprevistos financeiros graves em nossa vida, ficamos sem saída. Definitivamente, esse é um fator determinante para concluir que é a hora certa para vender o imóvel. Casos de doenças, dívidas esmagadoras ou outras situações de risco podem fazer do seu imóvel uma verdadeira salvação.

Se for esse o caso, a melhor saída é trabalhar com discrição e tentar atrair o maior número possível de compradores sérios e qualificados para dentre eles poder escolher a melhor proposta. Veja como vender sua propriedade rapidamente.

Você conta com ajuda especializada?

Achar uma imobiliária idônea e que possa oferecer ajuda especializada na transação é um item essencial para saber a hora certa de vender o imóvel. Corretores profissionais sabem garimpar boas propostas e ajudam a garantir que a transação seja feita com segurança para você.

Além disso, escritórios profissionais mantém uma boa base de clientes e a sua equipe certamente tem um excelente networking. Assim, achar compradores em potencial será muito mais fácil e você pode ter o seu dinheiro com mais segurança e em menos tempo.

Gostou das nossas dicas sobre a hora certa de vender o imóvel? Então confira também este artigo com 6 conselhos para vender sua propriedade mais rapidamente!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário