Como realmente é a carreira de um corretor de imóveis?

imagem ilustrativa de carreira de um corretor de imóveis

Você já pensou em seguir a carreira de um corretor de imóveis? Se sim, provavelmente foi atraído pelos diversos benefícios que esse ramo de atuação proporciona: flexibilidade de horário, possibilidade de bons ganhos financeiros, ter um negócio próprio e melhora da qualidade de vida.

Apesar de ser um mercado em crescimento e que oferece oportunidades de ganhos para pessoas com diversos perfis, é importante dizer que nem tudo é fácil na carreira de corretagem imobiliária.

Como toda área de atuação, é necessário estudo, planejamento e vontade para alcançar o sucesso, que não vem fácil. Conheça, neste artigo, os desafios enfrentados por quem escolheu essa profissão e descubra se o trabalho de corretor é para você.

Necessidade de formação adequada

Assim como outras profissões, é necessário possuir formação adequada para seguir a carreira de corretor de imóveis. Para começar a atuar nesse ramo, o interessado deve se matricular em um curso técnico de Transações Imobiliárias — também conhecido como TTI — ou em um curso superior em Gestão de Negócios Imobiliários.

Após a formatura, é necessário se cadastrar no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua região. Esse registro, assim como o pagamento das suas anuidades, é fundamental para quem quer ser corretor.

Corretor autônomo vs. corretor com carteira assinada

Existem duas formas de atuar no mercado imobiliário: trabalhar em uma corretora, com carteira assinada e jornada de trabalho fixa; ou ser um corretor autônomo.

Nas duas modalidades, os ganhos do corretor estão diretamente atrelados ao seu desempenho em atrair clientes, fidelizar e fechar negócios, já que são comissionados pelas vendas.

Ao trabalhar em uma corretora, você terá um piso salarial fixo (geralmente baixo) e o resto dos ganhos será comissionado dependendo do seu desempenho e terá que cumprir uma jornada de trabalho diária. Já o profissional liberal terá maior flexibilidade de tempo, podendo montar a sua agenda de trabalho de acordo com as demandas e necessidades pessoais. No entanto, seus ganhos dependerão exclusivamente do seu desempenho em realizar vendas.

A carreira de um corretor de imóveis não acontece do nada

Assim como em outras profissões, o sucesso na carreira não acontece do nada e demanda tempo e planejamento. Não adianta entrar na área pensando apenas nas altas comissões resultantes da venda de imóveis.

A venda é fruto de um processo dinâmico que envolve planejamento, conhecimento de mercado, assertividade, confiança e credibilidade, características que não são adquiridas da noite para o dia. É necessário começar de baixo para conseguir experiência e aprender as “manhas” do mercado.

Uma forma de começar é trabalhar para compradores. É um trabalho difícil, mas que lhe fará ter certeza de se quer ou não seguir a carreira de um corretor de imóveis. Resulta numa das comissões mais baixas do mercado, mas é ótimo para aprender na prática sobre abordagem de clientes, técnicas de venda, regras de mercado e competitividade. É uma espécie de estágio prático antes de se lançar no mercado.

Não é uma profissão fácil

É necessário estar ciente de que ser corretor não é uma profissão fácil. Você terá que lidar com pessoas, gerir suas necessidades, medos e vontades. Além disso, é necessário ter nervos de aço para se relacionar com o imprevisível e inusitado e saber enfrentar os altos e baixos da carreira.

Os desafios são muitos, é fato. Mas, por outro lado, essa também é uma profissão muito gratificante. O mercado imobiliário é forte, consolidado e cheio de oportunidades e cabe a você criar estratégias para atender bem o seu cliente e converter prospects em vendas. Além disso, há a possibilidade de trabalhar por conta própria, fazer seus horários e assim garantir mais liberdade de atuação.

É importante ressaltar que, no início da carreira de um corretor de imóveis, é indicado procurar parcerias com empresas que possuam notoriedade na área e ajudem você a se inserir no mercado imobiliário por meio de um banco de dados confiável e farto, além de ferramentas de gestão que facilitem a sua adaptação ao novo negócio.

Você quer um parceiro que ajude você a ter uma carteira ampla de clientes e imóveis, a crescer no mercado imobiliário e a conquistar seu espaço na profissão? Então entre em contato conosco!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário