Como garantir um bom valor ao vender seu imóvel

entrega de chaves de casa

Na hora de vender seu imóvel, é importante posicioná-lo de forma competitiva no mercado. Isso pode parecer simples ou irrelevante, mas a verdade é que escolher bem o conjunto de marketing para oferta de um imóvel pode fazer toda a diferença nos resultados finais de quem vende.

Além disso, por meio de algumas atitudes simples e estratégicas, você pode ampliar consideravelmente as suas chances de sucesso no negócio, e para acertar, é preciso dedicação, um bom conhecimento da realidade para uma avaliação objetiva e algum planejamento! Quer saber mais? Então continue lendo!

Fixe o preço do seu imóvel

O primeiro passo é fixar o preço certo e buscar vender seu imóvel pelo valor mais próximo desse preço inicial possível. Para isso, é preciso que o preço com que você vai trabalhar esteja condizente com o real valor atribuído a ele pelo mercado — em princípio, uma hipótese um tanto quanto abstrata.

O corretor que lhe assiste se inteirará dos negócios ocorridos na vizinhança do seu imóvel: o conhecimento das circunstâncias desses negócios lhe dará uma perspectiva realista do que se poderá esperar do seu.

Afinal, você não vai querer nem perder dinheiro ou gerar desconfiança por fixar um preço excessivamente baixo, nem afastar os potenciais compradores ou perder tempo e entusiasmo enquanto persegue um preço equivocadamente alto, certo?

Destaque os pontos fortes

Trabalhe com os pontos fortes da sua casa ou apartamento para ampliar a percepção de valor sobre o seu imóvel. Lembre-se de que não basta apenas que seu imóvel seja bom: ele deve parecer bom. Isso significa apresentá-lo bem, lançando mão de tudo o que contribua para passar uma boa impressão.

O corretor de imóveis pode construir com você uma lista de itens que contribuirão para valorizar o local aos olhos do comprador mais provável. Dentro do possível, cuide para que a mobília existente e a sua organização ajudem o possível comprador a captar mais facilmente as virtudes do imóvel já numa primeira visita, ou mesmo nas imagens preliminarmente visualizadas.

O imóvel nem sempre fala por si. Muitas vezes é possível melhorar a sua comunicação, e você deve fazer isso de forma inteligente. 

Mantenha o imóvel apresentável

Outra dica essencial para quem deseja vender imóvel é mantê-lo apresentável para visitação. Para isso, é essencial conversar com a sua família e garantir, especialmente se você tem filhos pequenos, que brinquedos e roupas não fiquem espalhados pelo chão. Lembre-se de que todas as pessoas da casa precisam ajudar nesse quesito!

Caso vocês possuam animais de estimação, o cuidado precisa ser redobrado. Ainda que você ame seu pet, muitos compradores em potencial podem não gostar ou simplesmente não estar acostumados com bichos e, dessa forma, acabarem assimilando o cheiro típico ou a presença de fezes no quintal com desleixo ou descuido.

Invista em reformas pontuais

Manter a habitação em boas condições de uso ou reformá-la para isso, também faz a diferença no processo de venda. Aqui, a principal recomendação é não fazer alterações para deixar o imóvel conforme um gosto pessoal. A reforma precisa ter caráter funcional, ou seja, atender as demandas mais comuns do provável comprador.

Especialistas também recomendam que sejam feitos alguns reparos essenciais na propriedade antes de abri-la para a visitação. As partes elétricas e hidráulicas precisam estar em dia, pois qualquer interessado mais atento ou mesmo um corretor testará esses itens minuciosamente antes de uma proposta.

Pintar as paredes de cores neutras é outra atitude que pode aumentar a gama de admiradores da sua casa ou de seu apartamento. Da mesma forma, consertar defeitos mais aparentes é simplesmente indispensável. Apare também a grama do jardim, caso você possua um, e acabe com eventuais infestações de insetos.

Tenha toda a documentação em dia

Um dos pontos que mais pesam para os compradores é a documentação do imóvel e dos vendedores. Ter tudo em dia vai contar muito a favor do seu negócio, às vezes até mesmo justificando o preço pedido.

Por isso, é muito importante não ter dívidas em atraso, nem envolvimento com nenhum problema judicial que possa atingir o imóvel mesmo depois da venda.

Não deixe nenhuma pendência

Além de deixar a documentação básica da propriedade em dia, é muito importante que você não deixe nenhuma pendência em aberto antes de abrir a negociação com um interessado em potencial. Ele pode simplesmente desistir ou, ao menos, desanimar caso perceba que existem taxas de condomínio em atraso ou parcelas do IPTU.

Seja flexível na negociação para vender imóvel

Nem todo mundo consegue comprar um imóvel à vista. Por isso, não seja intransigente com as formas de pagamento e considere aceitar pagamentos parcelados ou ajudar na viabilização de um financiamento.

Outra coisa que pode afetar o resultado do negócio, dificultando a venda ou até reduzindo o seu valor, é opor restrições quanto a datas, horários ou modos de visitação.

Ninguém quer comprar nada sem olhar com cuidado antes e, considerando a rotina corrida da maioria das pessoas, é interessante ser flexível nesse momento, aceitando visitas fora do horário comercial e, especialmente, deixando o imóvel livre de pessoas para apreciação dos interessados.

Amplie os horários de visitação

Ampliar os períodos de visitação pode ser uma excelente ideia, principalmente se você estiver sofrendo com a concorrência de muitos imóveis semelhantes na sua região. Essa atitude é um diferencial para atender a um público mais ocupado e exigente, como profissionais que estão ocupados em horário comercial.

A grande maioria dos compradores em potencial acaba visitando as casas e os apartamentos disponíveis antes ou depois do expediente de trabalho, bem como nos finais de semana. Faça esse esforço e aceite recebê-los em momentos menos usuais, como à noite ou aos sábados e domingos.  

Ofereça algo extra

Oferecer algo extra, que garanta ao comprador que ele esteja pagando por algo que valha a pena, pode incentivá-lo a aceitar o preço pedido. Nesse caso, uma boa opção pode ser deixar alguns itens, como eletrodomésticos, no local.

Até mesmo algo mais simples, como oferecer para desocupar o imóvel antes do tempo previsto, ou aceitar locar por certo prazo, por exemplo, pode ser uma boa maneira de oferecer algo a mais.

Não demore para entregar a propriedade

Por fim, você não deve enrolar para entregar a propriedade. Procure organizar a sua vida e a de sua família, de forma que você possa entregar as chaves no prazo prometido, conforme combinado no processo de venda. Negocie com a empresa de mudanças, deixe um aviso no trabalho e desocupe o imóvel o mais brevemente possível.

Como foi visto, para conseguir melhores resultados ao vender imóvel, não basta apenas deixar o lugar atraente, mas também oferecer condições e diferenciais que agradem o comprador. Gostou de nosso post? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário