Toda casa ou apartamento deve ser considerada um investimento e, como investir bem é importante, você precisa saber como fazer a manutenção do imóvel para maximizar os seus ganhos como proprietário.

Se você tem uma propriedade e anda pensando em alugá-la a fim de ter uma nova fonte de renda, fique atento para as principais dicas que separamos neste post. Afinal, saber como fazer a manutenção do imóvel é essencial para valorizá-lo no momento da locação. Confira a lista:

1. Invista em boa iluminação

Se tem algo simples, mas que valoriza bastante o seu imóvel, é planejar uma iluminação adequada para cada cômodo. Uma cozinha escura já causa certo desconforto para quem se imaginar cozinhando ou tomando refeições nela. Da mesma forma, quem é que se sentirá à vontade em um quarto com uma iluminação excessivamente clara?

Ao providenciar níveis adequados de luminosidade para cada ambiente, na realidade, você estará atraindo, de modo subliminar, o interesse dos visitantes que adentrarem o seu imóvel.

2. Conserve o imóvel limpo

Pode parecer desnecessário, de tão óbvio, dizer isto, mas nada melhor para atrair o interesse do futuro inquilino que propiciar um local limpo e arejado, onde ele consiga se imaginar vivendo desde logo.

Uma boa limpeza torna o ambiente mais acolhedor e, na percepção de quem visita o imóvel, ficará marcada a mensagem de que se trata de um imóvel bem cuidado, que não lhe causará problemas com manutenção durante a locação.

3. Conte com assessoria profissional

Há várias outras formas de turbinar a renda proporcionada pelo seu imóvel de locação, mas contar com assessoria imobiliária profissional, embora isso custe algum dinheiro, em geral resulta num saldo final positivo.

Se você sente que pode fazer mais pelo seus bens mas ainda não sabe como, procure a ajuda de um profissional do ramo. Ele será capaz de antecipar os pontos fortes e fracos do seu imóvel e do negócio em andamento, prevenindo problemas e maximizando resultados.   

4. Faça uma vistoria de manutenção do imóvel

Essa providência é a que mais oferecerá oportunidades de intervenções na sua propriedade. Todo inquilino quer ter a certeza de que não terá más surpresas ao alugar uma casa ou um apartamento, e você deixar o local livre de surpresas, e poder demonstrá-lo, é uma iniciativa interessante.

Por isso, fique atento aos seguintes pontos:

Piso

Se o piso estiver desgastado ou for de difícil manutenção, considere trocá-lo por materiais bonitos, baratos e práticos, como o vinílico, por exemplo.

Paredes

Rachaduras ou mesmo manchas causadas pela fixação de quadros, postêres e outros materiais causam má impressão e sugerem falta de cuidado. Repintar as paredes é algo básico ao colocar um imóvel para aluguel.

Esquadrias

Imagine se o futuro inquilino chegar para uma visitação e, ao testar portas e janelas, ver que elas fazem barulho ou não funcionam devidamente? Evite esse constrangimento!

Rede hidráulica e elétrica

Se houver problemas de encanamento e de luz no imóvel, resolva-os urgentemente. Essa é outra questão básica, que, se não estiver adequada, espanta qualquer inquilino.

Se você quer saber mais sobre como ter sucesso no aluguel de imóveis, acompanhe nossas dicas sobre as benfeitorias durante a locação

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário