Como escolher um imóvel em uma grande metrópole?

imagem ilustrativa de como escolher um imóvel

Procurar um novo imóvel é algo que tende a ser bastante complicado. Conciliar localização, estrutura da casa e um valor que caiba no bolso, às vezes, parece impossível! Quando vamos nos mudar para uma grande metrópole, o problema fica ainda maior. A concorrência na busca de imóveis aumenta e muitos fatores devem ser levados em consideração.

Por isso, veja a seguir algumas dicas sobre como escolher um imóvel em grandes metrópoles que atenda às suas necessidades e o seu bolso!

Tipo de imóvel: casa ou apartamento?

Apartamentos pequenos são uma boa opção para casais que não planejam ter filhos tão cedo ou pessoas que moram sozinhas. Para famílias maiores, existem apartamentos amplos, que não perdem em nada para as casas térreas. Uma observação importante: apartamentos em andares mais altos costumam ser valorizados por sua vista panorâmica e portanto, são mais concorridos.

Por outro lado, para aqueles que preferem casas, uma configuração cada vez mais popular são os condomínios fechados, com espaços verdes e áreas de lazer e recreação. Essa é uma boa escolha para a família, visto que são locais seguros, amplos e com natureza presente, sem ter de sair da cidade.

Vale lembrar dos custos da taxa de condomínio, tanto para prédios, como condomínios fechados. Quanto mais itens de lazer (como piscina, solário e academia), mais pode compensar pagá-la, porém o custo é inversamente proporcional ao número de unidades que integram o condomínio. Sendo assim, vale a reflexão se você vai realmente usufruir dessa estrutura e o quanto ela vale pra você.

Em grandes cidades ou áreas populacionalmente muito densas, encontrar apartamentos acaba sendo mais fácil do que encontrar casas, especialmente as térreas!

Proximidade com pontos de transporte público e principais vias

Localização é tudo para quem mora em grandes metrópoles. Assim, dê preferência a imóveis próximos às principais ruas e avenidas que interligam a cidade. Estar perto de estruturas de transporte público, como corredores de ônibus e estações de metrô, é um benefício importante em contraposição às dificuldades de trânsito em carros particulares.

Imóveis com tal localização privilegiada costumam ser bem valorizados e seu preço, mais elevado. Então, como escolher um imóvel na cidade com uma boa localização e preço mais acessível? É necessário ponderar quais são as suas prioridades. Seria interessante pensar em um imóvel menor e bem localizado ou você prefere algo maior e mais afastado?

Proximidade com o local de trabalho, escola e comércio

Nada mais estressante do que ter que enfrentar engarrafamentos e atravessar a cidade todos os dias para chegar ao trabalho, curso ou escola dos filhos. Portanto, prefira imóveis com uma localização estratégica para a sua rotina, que possibilite facilidades de acesso aos seus principais compromissos. Farmácias, mercados, comércio e bancos nas proximidades também são muito bem-vindos.

Tranquilidade e segurança do bairro

Ao visitar um imóvel para uma possível compra ou locação, observe se existem bares, baladas, faculdades ou outros tipos de comércio que causem muito barulho ou congestionamento do trânsito local. Perceba também se há muito tráfego de veículos, principalmente de grande porte, como carretas e caminhões, que podem gerar muito considerável desconforto.

Uma dica interessante é visitar o imóvel em diferentes horários, inclusive durante a noite. Assim, você poderá sentir se o bairro é movimentado ou ermo, por exemplo. Também há soluções de informação disponível na internet onde você pode pesquisar o índice de ocorrências policiais: informe-se, segurança é um item relevante na hora de escolher um imóvel!

Quer saber outras dicas sobre como escolher um imóvel perfeito? Então confira também quais são os itens que devem ser avaliados na hora de alugar um apartamento. Confira!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário