O melhor bairro para se morar

As possibilidades que podem nos levar a mudar de casa são muitas: uma proposta de emprego, a busca por um novo estilo de vida, o crescimento da família e muito mais. No entanto, independentemente da razão, uma coisa precisa ser levada em conta: a escolha do novo bairro.

Cada região tem características únicas e, se não observamos com atenção, podemos acabar indo para um local incompatível com aquilo que precisamos ou queremos. Pensando nisso, escrevemos o artigo de hoje, com dicas de como escolher o melhor bairro para morar. Confira:

Determine o seu perfil

O primeiro passo na hora de escolher o melhor bairro para morar começa com o próprio comprador: ele precisa saber ao certo o seu perfil de compra. Diversas características precisam ser levadas em conta, como o montante disponível para a negociação, se a preferência é por morar em casa ou apartamento, se localização é mais importante que comodidades, se você deseja uma área mais arborizada ou moderna, se gosta de vida noturna ou não.

Somente após responder essas questões será possível eleger alguns bairros que atendam ao que você deseja no momento e então refinar sua busca.

Converse com os moradores

Outra dica importante é conversar com os moradores, pois existem características que só os locais realmente conhecem. Procure entender os problemas do lugar, analise se as reclamações estão dentro dos seus padrões e busque informações sobre a segurança, questões como alagamentos e outros tópicos que julgar relevantes.

Cheque os serviços e facilidades

Antes de lançar-se na busca, é preciso conferir se o bairro proporciona comodidades e boa infraestrutura. Escolas, hospitais, bancos, delegacia, supermercados, farmácias, restaurantes e outros comércios e facilidades são importantes para uma boa qualidade de vida. Para quem gosta de se exercitar, parques e academias podem ser indispensáveis também.

Além disso, o ideal é que o local conte com diversos pontos de ônibus, ao menos uma estação de metrô ou trem por perto e acesso fácil às vias principais da cidade.

Visite o local em horários e dias diferentes

Essa atitude pode livrá-lo de grandes furadas. Muitas vezes o bairro pode parecer aprazível durante o dia, mas à noite ser um tanto quanto perigoso. O oposto também pode acontecer: a luz da manhã pode revelar um problema que não se vê quando está escuro. Além disso, ir em horas distintas pode ajudar a entender se a casa ou apartamento recebe luz do sol pela manhã ou pela tarde, bem como verificar se os cômodos ficam muito escuros e sem iluminação natural.

Ir num final de semana é outra atitude inteligente: nesses dias todos estão em casa e a vizinhança pode mostrar um pouco mais a sua cara, revelando se você se encaixa ou não no padrão local.

Preste atenção ao trânsito

Num primeiro momento, você pode até não prestar muita atenção ao trânsito do bairro. No entanto, se você parar para pensar que viverá todos os dias naquele local, durante anos ou até décadas, não dar valor a esse quesito pode trazer sérios arrependimentos depois.

Observe como fluem os carros na redondeza, especialmente nos horários de saída e volta do trabalho. Considere cronometrar o tempo que você leva da região até seu trabalho e veja se está disposto a encarar ou não esse desafio.

Essas são algumas dicas para você escolher o melhor bairro para morar sem erro! Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Então não deixe de fazer um comentário para nós!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário