Como decidir o tamanho ideal do seu imóvel?

tamanho de um imóvel

O tamanho do imóvel ideal é influenciado por diversos fatores e sua escolha é um passo importante antes de realizar a compra. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldades ao analisar os requisitos; afinal, quantos cômodos são necessários? Área externa é realmente indispensável? E a quantidade de banheiros?

Foi exatamente para te auxiliar nesse ponto fundamental na escolha do seu novo lar que trouxemos o post de hoje. Confira algumas dicas para não errar no tamanho ideal para o seu imóvel!

O tamanho da família é o tamanho do imóvel

Definir quantas pessoas irão morar com você é primordial para não cometer um erro ao escolher o tamanho do imóvel. Se você for morar sozinho, uma quitinete bem localizada pode ser mais que suficiente. Para um casal jovem e sem filhos, um apartamento ou uma casa com dois ou três quartos já é ideal, uma vez que os cômodos extras podem ser utilizados para outros fins, como escritório ou quarto de hóspedes. Para uma família com filhos, no entanto, é importante que o apartamento ou a casa sejam maiores, a fim de que o espaço individual de cada um seja preservado e haja uma convivência harmônica entre pais e filhos.

Imóvel maior, preço maior

É importante deixar estabelecido qual o montante você está disposto a investir nessa compra. Se considerarmos dois imóveis numa mesma localização, o com maior metragem será, certamente, o mais caro deles. Por mais que comodidade e praticidade sejam aspectos importantes, o montante disponível para o investimento é o definidor da compra.

Tempo é proporcional a espaço

Você não precisa fazer um investimento muito alto em um imóvel grande se pretende morar nele apenas temporariamente. Procure definir se você está comprando para passar grande parte da sua vida ou se pretende se mudar em um intervalo de tempo determinado. Caso o lar seja provisório, é mais recomendável que se faça o investimento em um imóvel menor.

Planejamento familiar deve ser considerado

Caso o imóvel escolhido não seja temporário, é importante colocar como fator o planejamento familiar. Afinal, a casa onde vive um casal com dois filhos pode ser bem menor que o lar de uma família grande de oito pessoas, por exemplo. Procure definir se ter filhos é uma opção próxima e como isso altera a configuração do lar. É importante pensar que as crianças crescem e, com a adolescência, vem a necessidade de ter um espaço individual.

A ajuda de um profissional é essencial

Mesmo analisando todos esses requisitos, podem surgir dúvidas ao escolher o tamanho do imóvel. Para sanar essas dificuldades, você pode contar com o auxílio de seu corretor. Explique a situação, exponha os fatos e peça o conselho dele. Afinal, a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda!

Agora que você já sabe os requisitos para definir o melhor tamanho para seu imóvel, e que pode sempre contar com a ajuda de seu corretor para tomar essa decisão, ficou muito mais fácil escolher seu novo lar! Faça pesquisas, pergunte, analise e tudo sairá bem em sua compra.

Já passou por essa situação e tem alguma sugestão para compartilhar? Ou está decidindo o tamanho do seu próximo imóvel e ainda restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário