O que devo levar em consideração ao contratar um corretor de imóveis?

contratar corretor de imóveis

Ainda visto por alguns como mero vendedor de imóveis, o corretor tem garantido cada vez mais seu espaço no mercado, principalmente dentro de empresas imobiliárias que desejam oferecer um atendimento completo aos seus clientes. De fato, esse profissional pode ajudar bastante no processo de compra, venda ou aluguel de imóveis, mas é preciso ficar de olho em alguns fatores para garantir que você esteja fazendo a escolha certa. Por isso, continue lendo para saber o que observar na hora de contratar um corretor de imóveis e como ele pode te ajudar.

A importância do corretor de imóveis

O corretor de imóveis é um profissional formado por cursos relacionados ao setor imobiliário, garantindo assim uma credencial para atuar como assessor e consultor de imóveis. Sua importância dentro do mercado se justifica pelo fato de que, diferentemente do que muitos acreditam, a função desse profissional não se limita somente ao atendimento e acompanhamento às visitas de clientes interessados na compra, venda e aluguel de imóveis.

Uma das características mais relevantes do corretor é a capacidade que ele tem de agregar e trabalhar com muitas informações sobre imóveis, clientes e seus interesses, para fazê-los convergir, com o suporte de meios físicos ou digitais. Além disso, é benéfico poder contar com o acompanhamento desse profissional junto a decisões importantes relacionadas com a venda ou aquisição de um bem imóvel.

Quais características levar em consideração ao contratar um corretor

Para você que ainda tem dúvidas sobre como encontrar o melhor profissional na hora de contratar um corretor de imóveis, temos algumas dicas para você colocar em prática e que podem ajudar a tomar melhores decisões. Confira!

Exija o CRECI

A primeira coisa a saber na hora de visitar um consultor é sobre o seu registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis — CRECI. Sem essa credencial, ele não tem permissão para dar assessoria imobiliária, e você não terá o amparo legal em caso de problemas. 

Pergunte sobre suas experiências

Como dissemos, um bom corretor de imóveis é aquele que procura sempre se atualizar e se especializar na profissão. Pergunte a ele sobre as experiências que já teve, se fez cursos relacionados ao mercado imobiliário ou até mesmo sobre sua participação em palestras e outros eventos.

Certifique-se de que conhece a região

Pergunte ao corretor se ele conhece bem toda a região em que trabalha. Sem o domínio básico dos locais onde se encontram os imóveis que apresenta, fica difícil passar orientações e oferecer as melhores opções aos clientes.

Preste atenção às perguntas feitas

Um bom corretor de imóveis faz muitas perguntas relevantes aos seus clientes, pois precisa obter o máximo de informação a fim de oferecer as melhores oportunidades para cada perfil de pessoa. Preste atenção nos questionamentos feitos e avalie se são pertinentes e relevantes para entender as suas necessidades.

Descubra se o corretor é bom ouvinte

Não adianta nada perguntar, se não se está disposto a escutar as respostas. Assim, um corretor sério tende a ouvir com atenção seus clientes e, em alguns casos, até fazem anotações para aproveitar tudo o que recebem de informação. Por isso, exija que o corretor escolhido ouça os seus desejos e tire suas dúvidas sempre.

Com a ajuda de um bom corretor, encontrar um imóvel ideal para você — ou um bom comprador para o seu imóvel — se torna uma tarefa muito mais fácil e até prazerosa. E você, já contou com um profissional nesse processo? O que leva em conta na hora de contratar um corretor de imóveis? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário

1 comment

  1. Achilles

    Prezado,

    Sou proprietário de alguns imóveis comerciais e residenciais em São Paulo.

    Gostaria de saber se vocês tem interesse em comercializa-los.

    Pago 100% o valor do primeiro aluguel e Pago 6% na venda.

    Caso tenha interesse estou à disposição.

    Atenciosamente

    Achilles