Gestão financeira: como aumentar a sua renda com imóveis

imagem ilustrativa de renda com imóveis

Uma boa gestão financeira deve prever atitudes que protejam o capital e ao mesmo tempo que proporcionem uma boa rentabilidade para o dinheiro. Em tempos de crise econômica essas qualidades são ainda mais desejáveis, sobretudo por quem pretende aumentar os próprios rendimentos.

Nesse sentido, o mercado imobiliário oferece uma série de possibilidades. Quem investe em imóveis consegue garantir segurança patrimonial e ainda obter um ótima renda por meio da locação do patrimônio adquirido.

Para tanto, é preciso formar um patrimônio imobiliário — e isso é possível não só para quem possui capital suficiente para fazer o pagamento à vista.

Afinal, existem as linhas de crédito imobiliário que são oferecidas pelos bancos por meio de financiamentos. Há também as administradoras de consórcios, que criam grupos específicos para a aquisição de imóveis, e os parcelamentos junto às construtoras, que permitem a compra de imóveis em condições facilitadas.

Portanto, mesmo quem tem pouco recurso pode buscar uma dessas alternativas para tornar aquisição do imóvel possível.

Depois de adquirido, o imóvel pode ser alugado e, com o renda proporcionada pelo aluguel, pode ser feito o pagamento das parcelas — inclusive com possibilidade de sobra de dinheiro.

Analise as condições de crédito

É preciso ter atenção para as condições de acesso ao crédito, uma vez que os custos com os juros podem onerar bastante a compra do imóvel. Esse é um aspecto essencial da gestão financeira.

Diante dessa situação, é interessante prestar atenção especial nos consórcios. Nessa modalidade de crédito não há cobrança de juros, somente de uma taxa de administração.

Invista em melhorias no imóvel

Todo o dinheiro aplicado em reformas e na manutenção do imóvel alugado deve ser visto como investimento. Além das melhorias contribuírem para a manutenção do patrimônio, evitando que ele se degrade ao longo do tempo, elas também valorizam o imóvel diante do mercado.

Assim, é possível que você obtenha um retorno financeiro mais interessante com o aluguel.

Preste atenção no contrato de locação

O contrato de locação garante tanto ao locatário quanto ao locador que as condições acordadas entre as partes serão cumpridas. Portanto, sempre que você alugar um imóvel, mesmo que seja por temporada, cuide para que seja elaborado um bom contrato, que cerque você de garantias — sobretudo no que diz respeito às possibilidades de atrasos no pagamento, de inadimplência e de danos ao seu patrimônio.

Por meio desse instrumento é possível assegurar que quaisquer prejuízos que você tenha sejam ressarcidos. Assim não haverá perdas que afetem a qualidade do seu investimento.

É importante considerar que a lei permite que você inclua no contrato garantias locatícias que devem ser apresentadas pelo inquilino. Essas garantias podem ser dadas na forma de um fiador ou de um seguro fiança, por exemplo. Cabe a você escolher a melhor para cada caso.

Busque uma assessoria profissional

O mercado imobiliário está repleto de variáveis, que estão relacionadas a valores, à qualidade patrimonial, à documentação, às negociações de compra, venda e de locação e ao relacionamento com inquilinos.

Portanto, para quem busca uma gestão financeira consistente que possibilite aumentar a renda com imóveis, é bastante recomendável se cercar de uma boa assessoria, que seja prestada por profissionais que entendem o mercado em todos os aspectos.

Se você deseja mais informações sobre gestão financeira ou se quer dar a sua opinião sobre o assunto, deixe um comentário!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário