Casa ou apartamento: qual devo escolher?

chave de casa

Finalmente, chegou a hora de escolher a casa própria — um dos maiores sonhos de qualquer brasileiro. Muitas dúvidas emergem com essa escolha, como a localização, a área em m² e até a segurança. Mas a primeira pergunta que fazemos ao pensar na escolha de um imóvel próprio é: escolho casa ou apartamento?

Essa dúvida se torna ainda maior ainda quando paramos para pensar nas variáveis. Dizem que apartamento é muito seguro, mas se a família é grande, como se sentir à vontade no espaço? Para quem sempre morou em casa, como será a convivência tão próxima com os outros moradores, em meio a um ambiente mais regrado?

Para te ajudar escolher entre casa ou apartamento, preparamos o post de hoje com as vantagens e desvantagens de cada um. Confira e tire suas dúvidas!

Morar em casa

Uma das maiores vantagens de optar por morar em casa é a liberdade que o espaço traz. Uma casa é ideal para quem gosta de estabelecer as próprias regras e preza por um pouco mais de privacidade. Além disso, para quem tem uma família um pouco maior, ou quer ter um bichinho de estimação, essa opção oferece mais conforto e comodidade.

Muitas pessoas ainda afirmam que escolhem casa pelo fato de não precisarem pagar a taxa condominial, que, em tempos como os de hoje, tem pesado um pouco mais no bolso do brasileiro. Isso pode até ser verdade, porém não podemos nos esquecer de que, diferentemente de quem mora em apartamento, o morador de casa precisa fazer uma manutenção periódica no imóvel, e pode gastar praticamente a mesma quantia que gastaria em taxa de condomínio.

Uma possível desvantagem de morar em casa é a segurança, provável e significamente menor do que em apartamentos. Se você não quer abrir mão da privacidade e do conforto que a casa pode te oferecer, o ideal é escolher um imóvel em condomínio horizontal fechado. Nele, você poderá ter menos custos que num apartamento comum e terá o espaço e segurança necessárias para você e para sua família.

Morar em apartamento

Se a sua escolha foi o apartamento, uma das primeiras coisas que você deve saber é que morar em apartamento exige paciência e aceitação de regras. Como a base fundamental da moradia em apartamento é a convivência, procure saber um pouco mais sobre as regras do condomínio e sobre a rotina dos moradores, para ver se ambos são compatíveis com o seu dia a dia.

Para quem mora sozinho, ou para famílias que passam a maior parte do tempo longe de casa, o apartamento é uma excelente escolha, por ser uma opção muito mais segura. Para famílias que têm crianças, essa também é uma escolha muito favorável, porque os pequenos podem conviver com crianças da mesma idade e fazer amizades. Além disso, os condomínios costumam ter lugares próprios para que as crianças possam se divertir, e o melhor: tudo com segurança e ao alcance dos olhos dos pais.

Agora, depois de analisar todas as vantagens e desvantagens, cabe a você, comprador, tomar a decisão correta e mais sensata, tudo de acordo com suas necessidades, e ponderando os pontos fortes e fracos de cada imóvel. Gostou do post? Ficou mais fácil escolher entre casa ou apartamento agora? Nos dê sua opinião aqui nos comentários!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário