Ainda faz sentido investir em imóveis usados? Descubra!

imagem ilustrativa de investir em imóveis usado

O mercado imobiliário brasileiro é muito rico e oferece uma série de alternativas vantajosas para quem deseja aplicar o seu dinheiro no setor. Porém, com o grande número de novos empreendimentos, muita gente se pergunta se ainda faz sentido investir em imóveis usados.

A resposta para essa pergunta pode ser dada com o conhecimento do elevado número de benefícios que esse tipo de propriedade tem sobre unidades na planta ou mesmo sobre terrenos. Quer descobrir quais são eles? Então confira o conteúdo a seguir!

Retorno mais rápido

Definitivamente, uma das grandes vantagens de investir em imóveis usados é que eles podem gerar um retorno financeiro muito mais rápido do que qualquer outra alternativa do mercado. Uma vez que a pessoa termine a negociação e finalize a transferência, ela já pode receber renda passiva com a locação do seu bem, por exemplo.

Os apartamentos na planta, embora possam ter preços atrativos, estão em fase de construção e, além do risco de problemas maiores, também existe a possibilidade de atraso na entrega. A lei prevê que ele não pode ultrapassar os 180 dias, mas não é raro vermos isso acontecendo. No caso de terrenos para construção, a demora tende a ser ainda maior.

Melhor localização

Um dos fatores que mais demonstra que ainda faz sentido investir em imóveis usados é que essas unidades estão construídas em regiões já estabelecidas na cidade. Como essas propriedades foram edificadas antes, quando os centros urbanos eram menores e contavam com mais terrenos disponíveis, elas costumam ficar mais próximas às regiões centrais.

Já os novos empreendimentos residenciais precisam migrar para bairros mais distantes, que ainda contam com terrenos e lotes vazios. Com isso, os apartamentos na planta costumam ficar em bairros distantes do trabalho e das principais escolas, o que implica em horas perdidas diariamente em congestionamentos, e portanto, menores valores de renda ou revenda.

Plantas generosas

Embora os projetos dos apartamentos e das casas novas possam ser bastante funcionais e práticos, os imóveis usados costumam ter plantas mais generosas e medidas maiores do que os de hoje em dia. Isso ocorre exatamente porque, atualmente, temos menos espaço disponível, pelo menos nos melhores lugares, para novas propriedades.

E não é só na área privativa que os usados costumam dar um banho nos novos. Não é raro vermos empreendimentos recém-lançados que não dispõem de dependência ou área de serviço. Para os locadores e compradores mais tradicionais, que muitas vezes têm mais dinheiro para investir, esses cômodos podem ser indispensáveis.

Possibilidade de barganhas

Por fim, ao contrário do que muita gente pensa, faz sentido investir em imóveis usados porque eles podem oferecer excelentes barganhas para os compradores. É verdade que as construtoras costumam facilitar bastante a forma de pagamento, mas as unidades já estabelecidas também podem esconder grandes oportunidades.

Um apartamento que precisa de melhorias, por exemplo, pode sair por um valor consideravelmente abaixo do mercado. O mesmo vale para propriedades que estão à venda há muito tempo ou aquelas cujos donos acabaram se endividando na crise: uma proposta razoável pode ser suficiente para finalizar a negociação.

Viu como ainda faz sentido investir em imóveis usados? Ficou interessado? Então entre em contato conosco e ache a propriedade perfeita para você!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário