Manter contato com clientes no setor imobiliário traz resultados extremamente positivos, como a fidelização e o fato de que você pode se tornar uma referência para eles, passando a poder, inclusive, contar com a sua indicação para outras pessoas e ajudando-o a expandir seus negócios.

Fazer isso acontecer não é muito complicado, mas exige estratégia, eficiência e organização. Neste post, você aprenderá como realizar isso! Continue lendo.

Entenda a importância de manter contato com clientes

Já existem pesquisas que comprovam que reter um cliente sai até 10 vezes mais barato do que conquistar um novo. Isso, por si só, já deveria ser motivo para se preocupar em manter contato com os clientes. 

Além de ser mais barato manter por perto alguém que, no futuro, poderá voltar a fazer negócios com você, considere que ter renome ajuda a divulgar sua marca para mais pessoas sem que você tenha que gastar dinheiro com isso. Assim, sua credibilidade também cresce e mais pessoas passam a confiar no seu trabalho. 

Saiba como atuar no pós-venda

Abandone a mentalidade de que sua função é somente bater metas e vender a qualquer custo o mais rápido possível. Esse tipo de pensamento só te fará queimar etapas e não reconhecer o momento atual no qual o cliente está empoderado pela transformação digital.

Pense que, hoje, ele tem um fácil acesso à informação e a um conjunto de ofertas que, anteriormente, não seria tão simples de conseguir. Isso faz com que chegue à negociação mais preparado e bem informado, fazendo com que feche negócio só se realmente sentir que vale a pena.

Sendo assim, algumas posturas importantes no pós-venda são:

  • demonstrar prontidão na resolução de quaisquer problemas que possam surgir, mesmo depois de fechado o negócio;
  • ser cordial e agir de forma desinteressada com o cliente, perguntando se está satisfeito com o imóvel e deixando claro que o diálogo está aberto;
  • continuar nutrindo o cliente com conteúdo relevante e ofertas em momentos estratégicos a fim de manter o seu interesse.

Abaixo, vamos mostrar quais ferramentas utilizar para fazer tudo isso acontecer. Prossiga com a leitura para conferir!

Conheça algumas ferramentas importantes do pós-venda

Existem diversos recursos e dispositivos que são importantes para um pós-venda eficiente. Abaixo, vamos destrinchar os principais e os mais usuais para que você não fique de fora dessa estratégia e possa começar a planejar suas ações. Veja!

CRM

A sigla para Costumer Relationship Marketing, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de ações que visam acompanhar, desde o topo até o fundo do funil de vendas, como se deu o tratamento ao cliente.

Para fazê-lo da maneira correta, é necessário conhecer as dores do seu comprador, o que ele busca, qual o seu perfil, bem como segmentar os diferentes tipos de cliente para que a relação seja mais assertiva.

Por meio de dispositivos que automatizam esse processo, é possível dar um atendimento altamente personalizado a cada comprador sem que seja necessário gastar muito tempo e dinheiro nisso.

E-mail marketing

Não confunda e-mail marketing com spam. Esse poderoso recurso do pós-venda se trata de mensagens pontuais e estratégicas em diferentes etapas da jornada de compra, a fim de nutrir a relação com o cliente e mantê-lo interessado no que a empresa oferece. Use de forma inteligente e manterá seus consumidores por perto.

Pós-venda receptivo ou ativo

O pós-venda pode acontecer tanto de forma receptiva quanto ativa. A ativa é quando você realiza follow ups como os telefonemas e mensagens eletrônicas checando a satisfação do cliente ou mesmo uma estratégia completa de e-mail marketing.

Quando acontece de forma receptiva, o cliente o procura para resolver um problema e você, de prontidão e com cordialidade, resolve aquilo da melhor maneira possível. Se bem feito, as chances de fidelizá-lo são grandes.

Como vimos, manter contato com clientes no setor imobiliário é muito importante para o bom andamento dos negócios. Seguindo as nossas dicas, fica mais fácil manter esse bom relacionamento e garantir mais tranquilidade e sucesso nas interações.

Se gostou de saber a importância de manter contato com os clientes, confira também nosso post com 7 dicas de negociação na compra e venda de imóveis.

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