7 motivos para contratar um corretor de imóveis

motivos para contratar corretor de imóveis

Vender, comprar ou alugar um imóvel pode trazer muita dor de cabeça; mesmo assim, tanto proprietários quanto potenciais compradores hesitam em contratar um profissional especializado para intermediar o processo. Muitas pessoas acreditam que dispensar o corretor de imóveis é uma boa ideia pela economia do dinheiro destinado ao pagamento de honorários, mas essa economia pode ser uma ilusão se o resultado for um mau negócio — em especial porque o papel do corretor é garantir que a negociação seja eficiente, tranquila e equilibrada.

Por isso, no post de hoje separamos 7 motivos pelos quais se deveria considerar contratar um corretor de imóveis. Continue lendo e entenda como a experiência e os conhecimentos desse especialista podem facilitar suas negociações!

Avaliação realista do imóvel

Fazer a avaliação do imóvel é uma parte muito importante do processo de venda. Chegar a um preço que corresponda ao seu máximo valor objetivo, de maneira a suscitar o interesse de potenciais compradores sem depreciá-lo desnecessariamente,  depende de um conhecimento mais aprofundado da realidade do mercado imobiliário. Por isso, não contratar um corretor de imóveis pode representar um risco significativo de prejuízo na venda.

Maior divulgação

É quase certo que um imóvel à venda acompanhado por um profissional ganhe mais visibilidade e chegue aos olhos de mais interessados. Ao contratar um corretor, o proprietário garante que o imóvel seja divulgado em sites e meios físicos, além de ser disponibilizado e recomendado para toda a carteira de clientes ativos do corretor ou da imobiliária. Sem contar a possibilidade do corretor vir a divulgar o negócio para tantos outros colegas profissionais de seu relacionamento direto ou indireto. Assim, as chances e a velocidade de venda aumentam significativamente, não acha?

Experiência e habilidade de negociação

A presença de um corretor torna o processo de venda ou locação do imóvel mais objetiva e certeira. Se você resolver assumir esse papel por conta própria, vai ter que se desdobrar para atender ligações e visitas com uma baixa porcentagem de interesse real, enquanto a experiência de um corretor confere a ele a capacidade de identificar melhor as propostas e de negociar com eficiência entre as partes interessadas.

Disponibilidade de atendimento aos interessados

Mostrar imóveis e orientar clientes ocupa grande parte do tempo de trabalho do corretor. Ele se dedica a isso nos horários em que muitas vezes você não estaria disponível, e até que o negócio seja fechado. Isso traz mais tranquilidade para o proprietário durante o processo e garante que mais pessoas possam ter acesso ao imóvel.

Segurança durante as visitas

Além da praticidade, as visitas ao imóvel acompanhadas pelo corretor conferem segurança ao proprietário. Para mostrar sozinho uma casa ou apartamento, você precisa se expor e abrir suas portas para desconhecidos. Entre os pretensos compradores, podem estar golpistas ou ladrões, se aproveitando da situação. A presença do corretor garante mais formalidade ao processo e permite uma triagem dos interessados.

Praticidade e segurança nos trâmites legais

Realizar uma venda, compra ou locação de imóvel sem o auxílio de um profissional significa lidar você mesmo com a porção burocrática do processo, marcada pela complexidade da legislação que afeta o negócio imobiliário. Se você não conhece as leis e suas implicações, elaborar um contrato pode expô-lo a riscos. O corretor é versado nessas questões e bem preparado para o manejo da burocracia.

O corretor também traz segurança e agilidade na concretização e legalização do negócio junto aos órgãos competentes, e também em relação ao pagamento. A assistência de um profissional experiente pode evitar que você passe por aborrecimentos e minimize as possibilidades de você ter prejuízo com o negócio.

Assim, por mais que muitas pessoas acreditem que não contratar um corretor de imóveis seja uma boa maneira de economizar, a verdade é que contar com a ajuda desses profissionais poupa tempo, dores de cabeça e ainda pode resultar em um negócio mais lucrativo. E você, já teve experiências com a contratação de um corretor? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário