5 dicas para você planejar a compra de imóvel

planejamento para comprar casa

Uma compra de imóvel nem sempre é um processo fácil, visto que depende de um investimento e planejamentos de longo prazo. Para muita gente, poupar para comprar a primeira casa própria é o maior desafio, mas existem outras ações que devem ser tomadas antes de iniciar esse processo importantíssimo na vida das pessoas. Confira agora 5 dicas para planejar a sua compra!

Dedique-se a ter uma boa organização financeira

Vamos começar pelo básico, que já deve ser de conhecimento de todos: é preciso reservar recursos para a compra do novo imóvel. A grande pergunta é: como? Atente para os gastos que você tem no dia a dia e considere cortar parte do que não for essencial, como itens e objetos de consumo que não sejam tão relevantes para a sua sobrevivência.

Adquirir o hábito de destinar um dinheiro para a reserva também é uma garantia de que você não precisará passar por apertos, afinal, nunca estaremos livres de imprevistos que possam desestabilizar nossa situação financeira atual.

Determine o perfil do imóvel que precisa

A decisão pela compra de um imóvel exige muita responsabilidade, e com ela também surgem as dúvidas. Se você está decidido a adquirir uma casa ou apartamento, reflita sobre outras questões como o tamanho de imóvel em que pretende investir. Avalie suas reais necessidades com pé no chão, imagine-se vivendo naquele local específico e então evite a frustração de perceber que fez a compra por impulso. Lá na frente, nada será mais reconfortante que a sensação de que fez a escolha certa, visto que resolver um erro, não é das coisas mais simples ou baratas.

Pesquise tudo sobre a região de interesse

Embora a internet facilite muito as pesquisas sobre diversos locais, incluindo informações sobre imóveis, é importantíssimo que você não se limite a ela. Quando decidido sobre determinada região, o ideal é sempre perguntar para os moradores, trabalhadores ou comerciantes locais,  como funciona a rotina da região, se existem serviços suficientes e de qualidade, o ambiente de convívio e, inclusive, qual é o custo de vida. Geralmente as pessoas procuram adquirir o imóvel na área em que já residem ou trabalham, mas se esse não for o seu caso, é fundamental dedicar um tempo em pesquisas a fim de saber se o seu esforço compensará.

Contrate um corretor para ajudá-lo no processo

Contar com profissionais especializados em lidar com transações imobiliárias pode ser o diferencial na hora de planejar a compra de um imóvel. Você pode até achar que visitar muitos imóveis e escolher com cuidado é o suficiente para ter sucesso no seu investimento, mas possivelmente não estará atento aos detalhes que o profissional experiente estará, desde a primeira entrevista, elaborando e sopesando para que todos os seus objetivos, imediatos e futuros, alguns óbvios e outros não tão óbvios, sejam otimizados. Portanto, ao tomar essa decisão tão importante, considere contratar um corretor de confiança.

Verifique as condições de financiamento para compra de imóvel

Para que você consiga concluir a compra do imóvel, sem ficar patinando nas etapas intermediárias e talvez nos escaninhos de um banco, é preciso entender também os tipos de financiamento disponíveis no mercado. Ou seja, se você não tem dinheiro em mãos para quitar o bem que deseja, considere avaliar qual é a fonte de financiamento mais adequado para sua atual condição:

  • com os bancos: são processos mais lentos e exigentes, mas há possibilidade de parcelas menores, com a opção de compra de imóveis novos ou usados;

  • com construtoras: tendem a ser processos mais rápidos, geralmente com prazos mais curtos para pagar, e normalmente apenas válidos para imóveis novos;

  • com consórcio: aquisição do bem com fundo formado por um grupo de pessoa com objetivos semelhantes. Geralmente nada se exige para participar do grupo, mas a burocracia na ora de adquirir o imóvel é tão grande ou maior que nos bancos, e a aquisição do imóvel dependerá da contemplação da cota pelo grupo, podendo ser demorada.

Uma compra de imóvel é momento importante e uma decisão que deve ser tomada com calma. Por isso, coloque nossas dicas em prática em confira também post artigo sobre profissionais que você deve consultar na hora hora de comprar um imóvel!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário