5 dicas de ouro para lucrar com imóveis

imagem ilustrativa de lucrar com imóveis

O mercado imobiliário é o destino de muitos investidores que desejam aplicar seus recursos em bens duráveis com maior segurança. Mais do que isso, este mercado também é um lugar para quem busca rentabilidade para seu aporte de capital. Para que o lucro de fato se realize, é bastante conveniente colocar em prática algumas ações indispensáveis que levam ao sucesso.

Nesse artigo, você conhecerá cinco dicas de ouro para lucrar com imóveis. Confira!

Fique de olho na valorização

Se você realmente quer lucrar com imóveis, precisa se manter atento a um processo fundamental: a valorização. Se uma área passa a receber mais investimentos em infraestrutura, por exemplo, o resultado é o desenvolvimento da região. Em geral, isso alavanca o preço dos imóveis e faz com que você tenha possibilidade de lucro.

Ao ficar de olho nessa valorização, você pode comprar um imóvel mais barato, esperar o processo de valorização e, aí sim, lucrar. Para isso, é preciso manter-se sempre atualizado sobre as áreas preferenciais de investimento, além do que você não deve se apegar ao imóvel. Estar pronto para vender no momento de maior valorização é benéfico para seus lucros.

Não pense apenas no preço do imóvel

Um erro muito comum entre investidores iniciantes é o de pensar somente no preço do imóvel. Muitos buscam um imóvel barato com a ideia de revenderem por um preço mais elevado, ou então adquirem imóveis mais caros acreditando que isso permitirá ainda mais lucros.

A verdade é que é preciso ir além desse valor. Diante de uma unidade imobiliária, você deve avaliar questões como localização, tamanho, acessibilidade, segurança e outros fatores que possam atrair compradores ou inquilinos, além da própria valorização.

Assim, nem todo imóvel barato é uma opção imperdível, assim como nem todo imóvel mais caro terá um lucro baixo.

Estude e entenda o seu mercado

Para entender melhor essa relação entre preço, custo-benefício e atratividade, é fundamental que você estude e entenda o seu mercado. É preciso começar analisando o panorama geral do mercado imobiliário. Em uma crise econômica, por exemplo, o mercado tende a se estagnar e ter queda de preços, mas a tendência de recuperação existe em médio prazo.

Localmente, é preciso conhecer o perfil de quem busca imóveis. Dependendo de onde você está, faz mais sentido investir em um imóvel para aluguel em longo prazo, por exemplo. Em outros casos, o mercado é mais ávido por comprar seu próprio imóvel, então pensar na revenda é ideal para seus lucros.

Lembre-se do ganho de capital

Quando você revende um imóvel por um preço acima do que você pagou, acontece o chamado ganho de capital. Esse ganho é tributado pelo governo à razão de 15%.

Como esse valor é um dedutor implacável do seu lucro, na hora de projetar seus investimentos, é indispensável que você o leve em consideração para formar sua opinião sobre o preço que pagará pelo imóvel. Se você desconsiderar essa tributação, seu lucro será substancialmente menor, e a operação, inclusive, poderá deixar de ser um bom negócio.

Não busque lucro imediato

Unidades imobiliárias normalmente possuem um ciclo de vendas longo, então quando decidir investir nesse tipo de mercado, o melhor a fazer é não contar com lucro imediato. O processo de valorização de uma região, inclusive, é algo que demanda tempo e que exige precisão para vender o imóvel na hora certa, de modo a maximizar os seus lucros.

Para ganhar dinheiro com imóveis, portanto, é totalmente recomendado que você não espere obter um lucro imediato. Quanto menos você depender de liquidez e de ganhos instantâneos, maiores são suas chances de sucesso.

Em resumo, para lucrar com imóveis é preciso planejamento, informação e estratégia. Adquirir as opções certas, vender no momento correto e conhecer as necessidades do mercado estão entre as dicas indispensáveis para que você saia ganhando em todo esse processo.

Conte nos comentários abaixo quais são as suas experiências ou dúvidas sobre investir em imóveis e participe do debate.

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário