5 cuidados na hora de comprar um imóvel

cuidados antes de comprar imóvel

Comprar um imóvel é um passo importante na vida de qualquer pessoa, afinal adquirir uma propriedade significa fincar raízes e criar naquele local uma identidade própria e uma história que envolverá toda uma família.

Especialmente com a grande valorização imobiliária dos últimos anos, todo cuidado é pouco para não errar na hora da escolha. São diversos itens que precisam ser observados atentamente, para que depois o arrependimento não bata.

Quer descobrir quais são os principais cuidados que você precisa tomar na hora de comprar um imóvel? Confira no post de hoje!

Estude o mercado e pesquise

Como todo mundo sabe, o mercado imobiliário brasileiro vivenciou nos últimos anos momentos de valorização impressionante. Mas isso também criou um fenômeno que precisa ser observado com atenção por quem quer comprar uma casa ou apartamento: a grande disparidade de preços. É possível encontrar variações assustadoras, por isso manter-se bem informado é essencial. Além disso, sabendo se determinada propriedade está com um prognóstico de desvalorização para os próximos meses, é possível negociar alguns descontos e pagar menos na hora de fechar negócio.

Visite o bairro

Antes de comprar um imóvel é importante conhecer bem o local onde você pretende morar. Há quem diga que localização é tudo. E é mesmo! Verifique se existe transporte público satisfatório, se você poderá contar com facilidades como restaurantes, farmácias, supermercados, escolas, shoppings, entre outros. Veja também se os engarrafamentos são constantes e se o bairro fica muito distante do seu trabalho. Tudo isso deve entrar na conta antes de bater o martelo, para que você não acabe se arrependendo depois.

Converse com os vizinhos

Além de visitar o bairro, conversar com os vizinhos é essencial para decidir com sabedoria. Eles podem informar detalhes que apenas quem reside no local conhece, especialmente sobre temas como a segurança e a qualidade de vida. Lembre-se de que qualquer região muda completamente nos feriados, finais de semana, períodos de férias etc. Busque informações sobre o policiamento, a coleta de lixo e outros serviços essenciais.

Observe o estado geral do imóvel

É essencial observar alguns detalhes do imóvel, independentemente de ser uma propriedade nova ou usada. Procure verificar o acabamento e a qualidade de objetos como maçanetas, tomadas, interruptores etc. Abra as torneiras e dê descarga, observando se o fluxo de água é adequado. Não se esqueça também de dar uma olhada no quadro de energia, que deve ser bem organizado e contar com material de boa qualidade.   

Conte com um corretor de confiança

Um corretor de confiança é essencial para que você não tenha problemas na hora de comprar um imóvel. A ajuda profissional especializada evita dores de cabeça e faz com que o comprador possa focar na escolha, sem medo de acabar sendo passado para trás. Por isso, pesquise sobre o histórico e a reputação da imobiliária, construtora ou incorporadora com a qual está negociando. A internet pode ser uma excelente fonte de informações, mas o ideal é que você consiga visitar alguns empreendimentos que já foram negociados pela empresa e, se possível, que você converse com outras pessoas que já fecharam negócios com aquela firma.

Esses são alguns cuidados básicos que você precisa tomar na hora de comprar um imóvel. Com essas atitudes simples, é possível fechar negócio com mais tranquilidade e então apenas aproveitar todos os benefícios de ter uma propriedade para chamar de sua!

Ficou com alguma dúvida? Ainda quer se informar mais antes de fazer sua escolha? Então confira também nosso post sobre como avaliar o valor de um imóvel!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário