4 passos para encontrar o imóvel dos sonhos

imagem ilustrativa de imóvel dos sonhos

O imóvel dos sonhos nem sempre é um casarão com muitos quartos ou um triplex à beira-mar, mas sim aquele que atende suas necessidades, que é seguro, confortável, tem boa vizinhança e… cabe no seu bolso. Mesmo assim, é preciso pesquisar para encontrar aquele que te deixe com os olhos brilhando. Para te ajudar nisso, elaboramos um passo a passo. Acompanhe:

Defina como seria o imóvel dos sonhos

Antes de começar a procurar, defina quais características são essenciais ao imóvel: número de dormitórios, localização, preço máximo, proximidade com escolas, facilidade de acesso ao transporte público, entre outras possibilidades. Isso vai te ajudar a poupar tempo e a não extrapolar o seu orçamento.

Isso pode parecer fácil se pensarmos de maneira geral, como “quero uma casa maior” ou “o imóvel deve ser confortável”, mas é preciso ter uma orientação mais específica. Algumas perguntas podem te ajudar a definir melhor o que compõe o imóvel dos seus sonhos:

  • Ele precisa acomodar quantas atividades?

  • Qual o tamanho de sua família, no mínimo quantos quartos são necessários?

  • Casa ou apartamento?

  • Novo ou usado?

  • Lugar movimentado ou sossegado?

Esses são alguns detalhes que vão fazer a diferença tanto na definição do imóvel ideal quanto na pesquisa.

Estabeleça prioridades

Depois de definir quais são as características importantes, é preciso estabelecer prioridades entre elas. Talvez você queira ter uma piscina na casa nova, mas seja perfeitamente possível que você viva sem ela. Por outro lado, ter um quarto a mais pode ser indispensável. Assim, será mais fácil comparar entre as opções de imóveis.

É imprescindível também entender que a lista de requisitos pode ser modificada conforme você tenha consciência das suas necessidades em relação às opções disponíveis e que se enquadram no seu orçamento. Você pode querer um imóvel mais próximo do centro, mas o preço pode estar em uma faixa distante das suas possibilidades, o que fará decidir por um imóvel talvez mais afastado, e dentro das suas pretensões.

Saiba onde procurar

Para encontrar as melhores opções seria preciso conhecer o mercado, as opções à disposição e múltiplas oportunidades de negócio. Em razão da complexidade, pode ser interessante contar com a ajuda de um corretor atuante e bem informado, pois eles poderão lhe guiar “pelo caminho das pedras”.

Fora isso, pode-se buscar diretamente nas construtoras, de preferências nas empresas de destaque na sua cidade, cujas práticas já foram validadas pelos seus clientes. E, para além dos anúncios classificados, ainda há aquele velho passeio pelas ruas dos bairros. Todo esforço é válido.

Evite visitas desnecessárias

Visitar muitos imóveis pode ser muito cansativo e contraproducente, e, a menos que você seja muito experiente, poderá se perder ou confundir, e finalmente, decidir-se por um imóvel que não atende da melhor maneira as suas necessidades, muitas vezes apenas para encerrar o processo. Para evitar isso, o ideal é selecionar e coletar informações necessárias e relevantes antes, e visitar os poucos que lhe pareçam mais adequados. 

Consulte preço, tamanho, e as principais características que lhe são relevantes, seja do imóvel ou do negócio ofertado, e apenas se ele cumprir todas as suas exigências, faça a visita. A melhor orientação que podemos dar é a seguinte: escolher um imóvel não é um processo de seleção e sim, um processo de eliminação. 

Gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida? Deixe suas perguntas ou sugestões sobre como encontrar o imóvel dos sonhos nos comentários!

Compartilhe, curta, recomende:

Deixe um comentário